Esporte

COI desclassifica três atletas russos após reanálise de amostras de 2008

19/08/2016 21h39

Rio de Janeiro, 19 ago (EFE).- O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta sexta-feira a desclassificação dos atletas russos Anastasia Kapachinskaya, Alexander Pogorelov e Ivan Yushkov dos Jogos Olímpicos de 2008, após a reanálise das amostras do trio recolhidas durante a edição de Pequim.

O Comitê Olímpico Internacional revelou que Kapachinskaya foi flagrada com as substâncias proibidas estanozolol e turinabol na reanálise das amostras recolhidas na edição chinesa dos Jogos Olímpicos. Na ocasião, ela foi quinto lugar nos 400m rasos e prata com a equipe de revezamento da Rússia de 4x400m.

A desclassificação de Kapachinskaya atingiu também as companheiras de revezamento Yulia Gushchina, Lyudmila Litvinova, Tatyana Firova, que perderão suas medalhas de prata por terem se beneficiado do doping. A medida deixa a Jamaica com a segunda posição e Belarus com o bronze.

No caso de Alexander Pogorelov, quarto na competição de decatlo de Pequim, a desclassificação foi motivada pelo positivo em turinabol. Já o décimo colocado no arremesso de peso em 2008, Ivan Yushkov, foi flagrado com estanozolol, oxandrolona e turinabol.

A decisão pelas punições foi tomada pela Comissão Disciplinar do COI, composta por Denis Oswald, Juan Antonio Samaranch e Ugur Erdener. A entidade também autorizou a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) a modificar os resultados das competições afetadas.

No começo da semana, o COI já havia tirado a medalha de prata de Londres 2012 do ucraniano Oleksandr Pyatnytsya, que competiu no lançamento de dardo. Na ocasião, outros três atletas foram desclassificados por doping nas últimas duas últimas edições olímpicas: os levantadores de peso Nurcan Taylan, da Turquia, Hripsime Khurshudyan, da Armênia, e Pavel Kryvitski, de Belarus.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo