Esporte

Tóquio recebe bandeira olímpica, após os Jogos do Rio de Janeiro

21/08/2016 22h13

Rio de Janeiro, 21 ago (EFE).- O Rio de Janeiro, que encerrou neste domingo os Jogos Olímpicos 2016, entregou a Tóquio, sede da próxima edição do evento, a bandeira olímpica, aproveitando a cerimônia de encerramento para antecipar os que prepara para 2020.

A bandeira olímpica, recolhida e dobrada no Maracanã, foi entregue pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, ao presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, que a repassou em seguida à governadora de Tóquio, Yuriko Koike.

A cerimônia de entrega de bandeira simboliza a transferência da sede olímpica de uma cidade para sua sucessora, com o que Tóquio deu início neste mesmo domingo a seu ciclo olímpico.

O ato precedeu uma curta apresentação artística do que Tóquio vai mostrar em 2020, uma mistura de tradições e tecnologias de ponta.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, do balcão destinado às autoridades no Maracanã, foi testemunha da cerimônia de entrega da bandeira, à qual não compareceu o presidente Michel Temer.

Após a cerimônia de encerramento, a previsão é que a bandeira olímpica desembarque em Tóquio na próxima quarta-feira.

O principal desafio dos organizadores japoneses é fazer esquecer o escândalo do suposto suborno para a escolha da cidade como sede olímpica e as controvertidas mudanças de seus principais símbolos e até do projeto original do futuro estádio olímpico, considerado caro demais.

A governadora de Tóquio foi escolhida para o cargo entre outras coisas por suas promessas de promover a transparência e de colocar um ponto final às polêmicas derivadas da organização dos Jogos.

O projeto de candidatura de Tóquio para sede dos Jogos de 2020 se centra na construção das novas instalações esportivas e infraestruturas, assim como de avenidas, arranha-céus, hotéis e shoppings com os quais se pretende dar um rosto ainda mais moderno à capital japonesa.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo