Esporte

Rio terá torneio de exibição de futevôlei na pulsante Arena de Copacabana

22/08/2016 15h19

Rio de Janeiro, 22 ago (EFE).- A Arena de Copacabana, que pulsou forte durante os Jogos Olímpicos com a disputa do vôlei de praia, será palco a partir desta terça-feira até o próximo domingo de uma competição de exibição, em seis categorias, envolvendo 120 equipes em 269 partidas.

O local onde Alison e Bruno Schmidt conquistaram o ouro, e Ágatha e Bárbara Seixas a prata, foi um dos mais animados durante o evento, e agora ajudará na divulgação de um esporte genuinamente brasileiro, que ganhou impulso na década de 70.

A competição na Arena de Copacabana será dividida nas categorias masculina e feminina, com participantes definidos a partir do ranking da confederação brasileira da modalidade, open, master e sub-20 (para homens), e também de famosos.

O futevôlei é praticado em uma quadra de voleibol, muito semelhante com a do vôlei de praia, com nove metros de largura, por 18 metros de comprimento, além de ser dividida ao meio por uma rede com 2m20 de altura.

Entre os homens, os representantes brasileiros foram definidos na Copa Brasil, disputada em julho em Fortaleza, Águia e Tatá, e Cinho e David representarão o país. O grande "desfalque" é da dupla campeã mundial Bello e Vinícius, que caiu nas semifinais do qualificatório nacional.

Dias depois da competição masculina, em Niterói, foi a vez de Taíssa e Josy, e Thais e Lane se classificarem para o chamado Torneio Mundial.

Como é a grande referência internacional da modalidade, o anfitrião dos Jogos Olímpicos de 2016 estará presente de outras formas, como, por exemplo, com o técnico Ivan Guimarães, ex-jogador de futevôlei, que treinará duas duplas: as suecas Ali Astrid e Amanda Ekelund, e as americanas Leah Morales e Melony Poviones.

Radicado nos Estados Unidos desde 2014, o paulista é uma das testemunhas de como o esporte está crescendo. Ele conta que as competições estão se espalhando nas cidades americanas, indo além do litoral.

"Além de campeonatos em todo o estado da Flórida, já estamos organizando torneios em outros lugares, como Atlanta, Baltimore, Houston, e também nas praias da Califórnia", contou.

As disputas do Torneio Mundial de vôlei de praia terão entrada gratuita nas arquibancadas. Assim como nos Jogos Olímpicos, a recomendação da organização é que as pessoas utilizem o transporte público, já que não haverá local para estacionamento específico para os espectadores.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo