Topo

Goleiro do Milan é jogador mais jovem convocado pela Itália em 105 anos

Donnarumma tem apenas 17 anos - EFE/EPA/MATTEO BAZZI
Donnarumma tem apenas 17 anos Imagem: EFE/EPA/MATTEO BAZZI

27/08/2016 10h42

O goleiro Gianluigi Donnarumma, do Milan, se transformou neste sábado no jogador mais jovem da história a ser convocado para a seleção da Itália em 105 anos, ao chegar à 'Azzurra' com 17 anos, 6 meses e 2 dias.

Desta forma, Donnarumma superou o zagueiro Giuseppe Bergomi, da Inter de Milão e uma das lendas do futebol do país, que em 1982 foi convocado pelo técnico Enzo Bearzot aos 18 anos e 3 meses.

Além de Donnaruma, o técnico Giampiero Ventura apostou em uma série de jovens para o amistoso contra a França, marcado para o dia 1º de setembro. Também foram chamados o zagueiro Alessio Romagnoli, do Milan, e os atacantes Andrea Belotti, do Torino, e Leonardo Pavoletti, do Genoa.

Apesar da marca para o goleiro do Milan, Donnarumma ainda é superado por Rodolfo Giovanelli, que estreou com a camisa italiana aos 16 anos, 3 meses e 8 dias, em uma convocação que ocorreu há 106 anos.

Donnaruma, que estreou na temporada passada pelos rossoneros aos 16 anos, assumiu a posição de titular neste Campeonato Italiano. Logo na primeira rodada, já pegou um pênalti de Belotti, que será seu companheiro de seleção, no último minuto e garantiu a vitória do Milan por 3 a 2.

Na lista de Ventura há 15 jogadores que disputaram a Eurocopa da França, quando a Itália ainda era comandada por Antonio Conte, agora técnico do Chelsea. Quem volta à seleção é o meia Marco Verratti, do Paris Saint-Germain, que ficou fora do torneio por lesão.


Confira a convocação completa:

Goleiros: Gianluigi Buffon (Juventus), Gianluigi Donnarumma (Milan) e Federico Marchetti (Lazio).

Defensores: Luca Antonelli (Milan), Davide Astori (Fiorentina), Andrea Barzagli (Juventus), Leonardo Bonucci (Juventus), Giorgio Chiellini (Juventus), Mattia De Sciglio (Milan), Angelo Ogbonna (West Ham), Alessio Romagnoli (Milan) e Daniele Rugani (Juventus).

Meio-campistas: Federico Bernardeschi (Fiorentina), Giacomo Bonaventura (Milan), Antonio Candreva (Inter de Milão), Daniele De Rossi (Roma), Alessandro Florenzi (Roma), Riccardo Montolivo (Milan), Marco Parolo (Lazio) e Marco Verratti (Paris Saint-Germain).

Atacantes: Andrea Belotti (Torino), Éder (Inter de Milão), Manolo Gabbiadini (Napoli), Ciro Immobile (Lazio), Leonardo Pavoletti (Genoa), Graziano Pellè (Shandong Luneng).