Esporte

Van Basten deixa cargo na seleção da Holanda para trabalhar na Fifa

30/08/2016 14h55

Bruxelas, 30 ago (EFE).- O ex-jogador e assistente técnico da seleção da Holanda, Marco van Basten, deixará o cargo na equipe nacional no final deste ano e começará a trabalhar na Fifa, segundo confirmou nesta terça-feira a Associação de Futebol da Holanda em comunicado.

"A Fifa me ofereceu uma oportunidade para trabalhar no desenvolvimento e na reforma do futebol, assim como para utilizar minhas ideias e opiniões em aspectos como as regras do jogo, a arbitragem e os programas de desenvolvimento", explicou Van Basten na nota da federação holandesa.

O assistente do técnico Danny Blind já tinha expressado a intenção de deixar a seleção em entrevista à revista especializada "Voetbal International".

Devido ao acordo feito com o técnico para seguir no posto até o fim de 2016, Van Basten auxiliará Blind na partida contra a Suécia, no dia 6 de setembro, pelas Eliminatórias Europeias da Copa do Mundo de 2018.

A saída de Van Basten é a última de uma sequência de despedidas que afetou a seleção holandesa nas últimas semanas. O treinador adjunto Dick Advocaat deixou a equipe e foi para a Turquia após assessorar Blind durante três meses.

Estava previsto que Ruud Gullit substituísse Advocaat, mas as negociações com a federação não evoluíram. Com o anúncio da saída de Van Basten, o técnico Danny Blind está sem assistentes.

"É claro que não estou contente, mas o cargo na Fifa é feito sob medida para Marco. Significa que tenho que buscar outro substituto, mas é uma grande oportunidade para ele", disse Blind no comunicado da federação.

O diretor da seleção, Hans Jorritsma, também deixará o posto no final do ano, enquanto o diretor de futebol Bert van Oostveen abandonará a equipe em setembro e será substituído por Gijs de Jong.

Nesta quinta-feira, a seleção da Holanda enfrentará a Grécia em amistoso e na terça-feira da próxima semana jogará contra a Suécia pelas Eliminatórias.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo