Esporte

Ministério Público suíço confirma que Beckenbauer é investigado por corrupção

01/09/2016 10h40

Genebra, 1 set (EFE).- O Ministério Público da Suíça divulgou nesta quinta-feira que abriu investigação penal contra, entre outros, o ex-jogador, técnico e dirigente Franz Beckenbauer, por suspeita de corrupção na Federação Alemã de Futebol (DFB).

Além do 'Kaiser', o órgão também avalia as ações de Theo Zwanziger e Wolfgang Niersbach, que comandaram a entidade nacional, o primeiro entre 2006 e 2012, e o segundo entre 2012 e 2015. Os três tiveram em comum a passagem pela função de chefe do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2006.

O quarto investigado pelo Ministério Público suíço é Horst Rudolf Schmidt, que foi tesoureiro da DFB entre 2007 e 2013, além de vice-presidente do órgão que esteve a frente da viabiliação do Mundial disputado dez anos atrás.

O procedimento, segundo a promotoria, foi iniciado em novembro do ano passado, devido suspeitas de fraude, gestão desleal, lavagem de dinheiro e abuso de poder.

No centro da investigação está o cofinanciamento de um "evento de gala", no valor de 7 milhões de euros, que, em seguida, foi reduzido para o montante de 6,7 milhões de euros.

"A suspeita é de que o acusados sabiam que o valor não deveria servir para o financiamento do evento, mas para o pagamento de uma dívida que não havia sido contraída pela Federação Alemã de Futebol", apontou o Ministério Público, em comunicado.

Além disso, os investigadores apontam que os quatro suspeitos agiram "com muita astúcia", ao induzirem ao erro outros membros do Comitê Organizador, com informações falsas e omitindo elementos para tomada de decisões contra interesses econômicos do órgão.

O Ministério Público veiculou que está a frente do procedimento porque, ao menos, uma parte do supostos crimes teria ocorrido na Suíça.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo