Esporte

Fifa considera "muito positivo" 1° teste de árbitros assistentes de vídeo

02/09/2016 10h17

Roma, 2 set (EFE).- O presidente da Fifa, o suíço Gianni Infantino, afirmou nesta sexta-feira na cidade italiana de Bari que o primeiro teste dos Árbitros Assistentes de Vídeo (VAR, por seu acrônimo em inglês) realizado ontem à noite no amistoso entre Itália e França foi "muito positivo".

O sistema VAR prevê que os assistentes dos árbitros vejam as imagens de uma partida desde um escritório privado e que troquem opiniões no caso de situações controversas.

"Ontem escrevemos uma página de história do futebol. Finalmente, após muitos anos de palavras, passamos aos fatos", afirmou o presidente da Fifa, em entrevista coletiva desde o estádio São Nicola de Bari, palco da partida.

"Agradeço a Federação de Futebol italiana pela disponibilidade, foi uma experiência muito positiva. Amamos o futebol e temos que protegê-lo sem alterar sua natureza", acrescentou Infantino.

O suíço destacou que a Fifa e a IFAB (International Football Association Board) promoveram o sistema VAR para evitar que "todo o mundo veja uma ação importante, e que o único que não possa ver seja o árbitro, porque está proibido".

"Temos que ver se é possível ajudar o árbitro sem alterar a essência do jogo, mas nunca tínhamos feitos testes para saber se funciona. Seguiremos até 2018, depois a IFAB decidirá", acrescentou.

O árbitro que dirigiu a partida de ontem, Kuipers, que também participou da reunião, informou que notou que os jogadores "aceitavam as decisões com mais serenidade". "É melhor para todos, inclusive para os diretores da partida, que estão mais tranquilos", acrescentou.

Por enquanto, o dossiê divulgado pela Fifa informa que o sistema VAR será utilizado para a validação de um gol, cartões amarelos e vermelhos, e as confusões de identidade entre jogadores.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo