publicidade

Topo

Coadjuvante de Pelé e ídolo do Cagliari, atacante Nenê morre aos 74 anos

03/09/2016 13h46

Roma, 3 set (EFE).- Cláudio Olinto de Carvalho, o Nenê, que fez parte do elenco do Santos na década de 60 e é um dos maiores ídolos da história do Cagliari, da Itália, morreu na noite desta sexta-feira, aos 74 anos, em consequência de uma crise respiratória, conforme divulgou hoje o clube da Sardenha.

O ex-atacante foi um dos craques da histórica e única conquista do título italiano pelo modesto Cagliari, na temporada 1969/1970. Pela manhã, a diretoria 'rossoblu' divulgou nota, lamentando o falecimento do "excepcional jogador, além de homem bom e generoso".

"Nenê foi o símbolo de uma época. Agora, que já não está conosco, todos nos sentiremos um pouco mais sozinhos. Adeus, Claudio", aponta a nota.

Ainda de acordo com o texto, Nenê vinha sofrendo com problemas de saúde há alguns anos, e estava há "muito tempo" internado em uma clínica da Sardenha.

Antes de defender o Cagliari, o brasileiro também defendeu a Juventus, de Turim, e o Santos, onde participou da conquista de duas edições da Taça Libertadores, em 1962 e 1963, do Campeonato Intercontinental de Clubes, em 1962, entre outros.

No Peixe, o atacante, que herdou o apelido do pai, lateral-direito do clube paulista na décadas de 40 e 50, marcou 24 gols e 54 jogos, mas sempre foi considerado um coadjuvante de craques como Pelé, Pepe, Coutinho, Mengálvio.

Em 1963, Nenê teve sua única passagem pela seleção brasileira, na disputa dos Jogos Pan-Americanos, em São Paulo, sendo titular na conquista da medalha de ouro.

Após encerrar a carreira de atleta, em 1976, jogando pelo Cagliari, o brasileiro trabalhou como técnico, passando pelas divisões de base do clube da Sardenha, mas também de Fiorentina e Juventus, e também da equipe principal do pequeno Paganese.

9 Comentários

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.

Francisco Carlos da Silva

Grande jogador...descanse em paz...

Mendes de la Mancha

Nenê morreu feliz, pois, jogou no ESQUADRÃO do PLANETA, apelido dado ao SANTOS FC pela maioria dos jornalistas esportivos do mundo todo, reunidos na Suiça, para escolher o MELHOR TIME de FUTEBOL de TODOS os TEMPOS. Os grandes times da Europa receberam poucos votos, a maioria 176 formam dados ao PEIXE. Procurem saber isto que poucos brasileiros sabem.