Esporte

Kremlin nega envolvimento em ataque cibernético contra Wada

13/09/2016 15h38

Moscou, 13 set (EFE).- O Kremlin negou nesta terça-feira qualquer envolvimento dos serviços de inteligência da Rússia no ataque cibernético sofrido hoje pela Agência Mundial Antidoping (Wada), que acusou Moscou de estar por trás da ação.

"Sem nenhuma sombra de dúvidas, não se pode nem falar de qualquer envolvimento de Moscou, do governo e dos serviços russos em ações deste tipo", disse aos jornalistas o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

Pouco antes, a Wada confirmou ter sofrido um ataque cibernético do grupo de hackers autodenominado "Fancy Bear", e que o organismo esportivo identificou com um grupo de espionagem russo chamado Tsar Team (RPT28).

Segundo a agência, este grupo acessou ilegalmente a base de dados do Sistema de Administração e Gestão Antidoping (ADAMS) da Wada através de uma conta do Comitê Olímpico Internacional criada por ocasião dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

O "Fancy Bear" acessou informação de atletas, entre eles dados médicos confidenciais, tais como isenções por uso terapêutico de remédios nos Jogos do Rio 2016 autorizadas por federações internacionais e organizações nacionais antidoping.

"Tornaram públicos alguns dos dados e ameaçaram divulgar mais", afirmou a Wada em um comunicado de imprensa.

O vazamento envolve várias campeãs olímpicas dos Estados Unidos, entre elas as irmãs Serena e Venus Williams, e a ginasta Simone Biles, no consumo de substâncias de doping.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo