Topo

Uruguai planeja comemorações por centenário do "capitão do Maracanazo"

16/09/2016 21h25

Montevidéu, 16 set (EFE).- O Uruguai vai comemorar em grande estilo, no ano que vem, o centenário de Obdulio Varela, o capitão da seleção que conquistou a Copa do Mundo de 1950 ao vencer o Brasil na final disputada no Maracanã, cujo resultado ficou conhecido como "Maracanazo"

No dia 20 de setembro de 2017, "El Negro Jefe" completaria 100 anos, e para festejar a data uma comissão formada por quatro personalidades do futebol uruguaio será responsável por realizar uma série de homenagens que começarão em março e terminarão em setembro.

Alfredo Etchandy, subsecretário da Secretaria Nacional de Esportes do Uruguai, disse nesta sexta-feira à Agência Efe que a ideia foi sugerida ao presidente do país, Tabaré Vázquez, que ofereceu o apoio necessário para levar a ideia adiante.

"Obdulio Varela ultrapassou o âmbito futebolístico, foi parte de uma lenda maior que foi a conquista da Copa no Maracanã em 1950, e com isso é conhecido no Uruguai, no Brasil e em grande parte do mundo", afirmou o subsecretário.

O jornalista esportivo Julio Cessar Sánchez Padilla, integrante da comissão organizadora, destacou a importância do apoio de Tabaré Vázquez para desenvolver a proposta.

Uma das iniciativas, segundo ele, é batizar uma das ruas mais importantes da capital uruguaia, Montevidéu, com o nome do capitão da "Celeste" em 1950.

"Pretendemos que uma rua importante se chame Obdulio Varela, não uma rua perdida dentro de um bairro", disse.