Esporte

Comitê Olímpico Alemão defende uso do burquíni na natação

 Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Da EFE

20/09/2016 15h14

O Comitê Olímpico Alemão (DOSB) defendeu nesta terça-feira o uso do burquíni, por permitir que as mulheres muçulmanas pratiquem a natação sem transgredir seus costumes e crenças.

"Se uma peça de roupa como o burquíni permite que as mulheres muçulmanas nadem ou vão à praia sem deixar para trás suas convicções, então é uma peça de integração", diz um comunicado do DOSB.

A entidade ressalta que as organizações esportivas alemãs se esforçam há mais de 25 anos para impulsionar a integração por meio do esporte.

O DOSB apoia o programa "Integração através do esporte" financiado pelo Ministério do Interior e pelo Departamento Federal para a Migração e os Refugiados.

A experiência, segundo o DOSB, mostrou que o esporte e os clubes esportivos na Alemanha têm uma grande contribuição ao proporcionar o acesso de pessoas com outro idioma ou outra religião à sociedade.

"Permitir esse acesso às mulheres muçulmanas é uma meta importante desses esforços", diz o comunicado.

O comunicado também cita um conceito da inventora do burquíni, a designer australiana Aheda Zanetti, que diz que quando projetou a peça de roupa queria dar mais liberdade às mulheres e não impor novas limitações.

"Por isso, o burquíni é uma peça de roupa da liberdade esportiva. Com uma proibição de seu uso nas piscinas ou nas praias, a alternativa não seria o uso do traje de banho habitual ou de um biquíni, as mulheres teriam que desistir de nadar e seriam excluídas do espaço público", ressalta o comunicado.
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo