Esporte

ITF perdoa Lepchenko por uso de Meldonium antes de 1º de janeiro

20/09/2016 17h15

Redação Central, 20 set (EFE).- A Federação Internacional de Tênis (ITF) informou nesta terça-feira que a americana Varvara Lepchenko testou positivo por consumo de Meldonium, mas que não será punida porque, como a substância foi ingerida antes de se tornar proibida no dia 1º de janeiro de 2016, não errou nem foi negligente.

A ITF reconhece que a americana de origem uzbeque infringiu o artigo 2.1 do programa antidoping do tênis, mas ao mesmo tempo "aceita" que a jogadora "não cometeu erro ou negligência nesta violação, por isso elimina qualquer período de sanção que possa ter sido imposto".

Lepchenko, de 30 anos, foi submetida a quatro exames nos dias 7 de janeiro (durante o WTA Premier de Brisbane, na Austrália), 1º de fevereiro, 1º de março e 7 de abril de 2016 (sem competição). Em todos foram encontrados resquícios de Meldonium.

A ITF explicou que "o Meldonium é uma substância não especificada que em 1º de janeiro de 2016 foi acrescentada, dentro da categoria S4.5, à lista de proibições da Agência Mundial Antidoping" (WADA), e que "desde então está dentro do programa antidoping do tênis".

A federação revelou que no dia 12 de março a tenista foi suspensa provisoriamente em aplicação do artigo 2.1 de seu programa antidoping.

Além disso, explicou que em 13 de abril a WADA divulgou uma nota sobre o Meldonium, após a qual Lepchenko foi bem-sucedida ao entrar com um recurso para que a suspensão fosse desativada de maneira provisória.

Um segundo comunicado da WADA sobre o Meldonium, divulgado no dia 30 de junho, explicou à ITF que as concentrações encontradas nas amostras de Lepchenko correspondiam a um consumo anterior ao dia 1º de janeiro de 2016.

Por este motivo, a ITF entendeu que Lepchenko "não cometeu erro ou negligência alguma nesta violação, por isso elimina qualquer período de sanção que possa ter sido imposto", segundo o artigo 10.4 do programa antidoping.

No entanto, a ITF, em aplicação dos artigos 9.1 e 9.2.1 de seu programa, decidiu eliminar os resultados e desqualificar Varvara Lepchenko do WTA Premier de Brisbane e retirou os pontos e dinheiro recebidos pela tenista no torneio.

A ITF explicou que este caso será levado em conta caso Lepchenko tenha algum problema em exames antidoping no futuro.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Esporte

Topo