Esporte

HRW acusa Fifa de patrocinar partidas em terras palestinas

26/09/2016 02h21

Jerusalém, 26 set (EFE).- A ONG Human Rights Watch (HRW), acusou nesta segunda-feira a Fifa de patrocinar jogos de futebol nos assentamentos judaicos na Cisjordânia ocupada e pediu à organização para exigir de Israel que impeça estas atividades.

"A fim de cumprir com suas responsabilidades em direitos humanos, a Fifa deve solicitar a sua filial, a Associação de Futebol de Israel, que tem negócios nos assentamentos ilegais fora do alcance dos palestinos, que transfira todas as partidas e atividades sancionadas para dentro de Israel", reivindicou a HRW em comunicado divulgado hoje.

A diretora regional da organização, Sari Bashi, afirmou que a Fifa, que renovou seus compromissos com os direitos humanos, "deve dar um passo adiante e mostrar cartão vermelho aos assentamentos e insistir em que a Associação israelense jogue de acordo as normas".

De acordo com o estatuto da Fifa, um de seus membros não pode realizar competições no território de outro dos associados sem seu consentimento, como ocorre com cinco equipes de divisões inferiores que pertencem às colônias israelenses, ilegais perante o direito internacional de Maaleh Adumim, Ariel, Kiryat Arba, Bikat Hayarden e Givat Zeev.

Além disso, a HRW lembra que averiguou como os negócios nos assentamentos transgridem o direito internacional e "se beneficiam destas violações", entre outras questões, ao explorar recursos naturais palestinos a favor dos israelenses.

"(Os negócios nos assentamentos) são parte de um regime discriminatório que os privilegia enquanto impede o desenvolvimento das instituições comerciais, sociais e culturais, e a infraestrutura palestina", diz o comunicado da HRW.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo