Topo

Federação de Remo pede a Tóquio 2020 que esclareça a sede para este esporte

03/10/2016 06h09

Tóquio, 3 out (EFE).- O presidente da Federação Internacional de Remo (Fisa), Jean-Christophe Rolland, pediu nesta segunda-feira à organização de Tóquio 2020 que esclareça onde ficará a sede deste esporte nos próximos Jogos Olímpicos, perante a proposta de levá-la longe da capital japonesa.

Rolland enviou esta mensagem ao comitê organizador durante uma reunião em Tóquio, realizada depois que na semana passada um painel de especialistas designado pelo governo local propôs modificar as sedes para várias das competições olímpicas com vistas a economizar custos.

"A única coisa que sei é o que li nos veículos de imprensa, não recebi nenhuma informação oficial. Acredito que a sede (incluída no programa original) é um bom lugar e as instalações perfeitas para o esporte do remo", disse o responsável da Fisa em declarações para os meios de comunicação japoneses após o encontro.

A proposta do painel de especialistas contempla a utilização de instalações já existentes para as competições de natação, vôlei, remo e canoa em vez de construir novas sedes.

Enquanto para vôlei e natação se usariam ou renovariam complexos esportivos já existentes na capital, para canoa e remo se propõe transferir a sede para instalações na cidade de Miyagi, a cerca de 400 quilômetros de Tóquio.

Este plano de revisão de custos foi redigido por um painel de especialistas nomeado no início de mês pela nova governadora da Área Metropolitana de Tóquio, Yuriko Koike, que situou entre suas prioridades políticas a redução de custos para a organização do evento.

O presidente da Federação Internacional de Remo também deve se reunir hoje com a governadora de Tóquio para tratar sobre o assunto, segundo informou a televisão local "Nihon TV".