Esporte

CBF e outras federações são punidas por conduta discriminatória de torcedores

04/10/2016 16h38

Redação Central, 4 out (EFE).- A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi multada pela Fifa em 20 mil francos suíços (R$ 65 mil) devido a gritos homofóbicos da torcida na partida entre Brasil e Colômbia, na Arena Amazônia, válida pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018.

No dia 6 de setembro, os torcedores entoavam gritos de "bicha" sempre que o goleiro colombiano cobrava um tiro de meta, o que motivou um procedimento disciplinar contra a CBF.

Além da entidade brasileira, as federações de Argentina, Honduras, El Salvador, México, Canadá, Chile, Paraguai, Peru, Itália e Albânia foram sancionadas por causa da conduta discriminatória e antidesportiva de torcedores, segundo informou a Fifa nesta terça-feira.

Em comunicado, a Fifa explicou que, "a teor das súmulas das partidas e das provas adicionais geradas por seu sistema de vigilância", iniciou as medidas disciplinares contra as mencionadas.

Por ser reincidente, a seleção chilena não poderá disputar no Estádio Nacional Julio Martínez Prádanos, em Santiago, a partida contra a Velenzuela prevista para o dia 28 de março de 2017. Além disso, a federação do país pagará uma multa de 65 mil francos suíços.

Também deverá assumir uma multa similar a federação hondurenha. Receberam uma sanção econômica menor as federações de Brasil, Albânia, El Salvador, Itália, México, Peru, Paraguai, Argentina, Canadá.

"A totalidade destes procedimentos tem relação com afeições que mostraram uma conduta discriminatória ou antidesportiva, chegando inclusive a entoar cânticos homófobos em alguns casos", ressaltou a Fifa em comunicado.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo