Esporte

Contra lanterna, líder Uruguai busca vitória para se defender de rivais

05/10/2016 18h13

Montevidéu, 5 out (EFE).- Líder de uma tabela embolada nas Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018, o Uruguai quer se aproveitar de ter pela frente a Venezuela, última colocada, e de jogar em casa nesta quinta-feira para aumentar a diferença para os principais concorrentes, Brasil e Argentina.

A 'Celeste' aparece no topo da tabela, com 16 pontos, um a mais que os pentacampeões mundiais, que enfrentarão a Bolívia em Natal, e que os argentinos, que medirão forças com a seleção peruana em Lima. A Colômbia, com 13 pontos, também pode terminar a nona rodada na ponta, mas para isso dependem de uma combinação de resultados, a começar por uma vitória sobre o Paraguai em Assunção.

O primeiro lugar foi obtido em grande estilo pelos uruguaios, que golearam justamente os paraguaios por 4 a 0 no Centenário, em 6 de setembro. A 'Vinotinto', por sua vez, vem de um resultado que até poderia ser considerado bom, um empate com a Argentina em 2 a 2, mas ser última colocada e ter estado vencendo por 2 a 0 são fatores que contiveram qualquer tipo de comemoração.

Conforme visto nos últimos treinamentos, o técnico do Uruguai, Óscar Tabárez, fará duas mudanças em relação à última rodada. Suspensos, o zagueiro José María Giménez e o meia Gastón Ramírez deverão ser substituídos respectivamente por Sebastián Coates e Nicolás Lodeiro.

Por outro lado, o também defensor e capitão da 'Celeste', Diego Godín, que vinha sendo dúvida devido a uma entorse no tornozelo esquerdo, vem treinando normalmente e estará à disposição de Tabárez.

Embora seja a lanterna, a Venezuela tem boas lembranças em relação ao adversário desta quinta. No último jogo entre as duas equipes, pela Copa América deste ano, a 'Vinotinto' levou a melhor pelo placar de 1 a 0.

"Uruguai, por característica própria, vai para cima quando joga em casa, tenta se manter no campo do adversário e forçar o erro. Neste jogo, mais que em qualquer outro, será preciso saber jogar em espaço reduzido", analisou o técnico da seleção visitante, Rafael Dudamel.

Em terceiro lugar devido ao saldo de gols pior que o do Brasil, a Argentina jogará contra o Peru, penúltimo colocado, no Estádio Nacional de Lima, e terá o desfalque de sua principal estrela, o atacante Lionel Messi, que sofreu uma lesão muscular na coxa direita.

Os números preocupam. A 'Albiceleste' venceu todos os três jogos das Eliminatórias nos quais contou com Messi, mas somou apenas seis pontos em 15 disputados sem o camisa 10.

A responsabilidade de ocupar a vaga será de Paulo Dybala, embora o técnico Edgardo Bauza cogite também utilizar Ángel Correa pelo lado direito. O ataque terá ainda Sergio Agüero e Gonzalo Higuaín, com Lucas Pratto, do Atlético-MG, no banco.

No Peru, o sistema ofensivo terá dois atletas bastantes conhecidos da torcida brasileira: Christian Cueva, do São Paulo, e Paolo Guerrero, do Flamengo.

Outra seleção desfalcada de seu craque na rodada será a Colômbia, já que o técnico José Pekermann não tem no elenco o meia James Rodríguez, que contundiu a panturrilha esquerda. Sem o artilheiro da última Copa, o responsável por municiar os atacantes Carlos Bacca e Luis Fernando Muriel diante do Paraguai, no Defensores del Chaco, será Macnelly Torres.

Na 'Albirroja', que aparece em sexto, o técnico Francisco Arce, ex-jogador de Grêmio e Palmeiras, também quebra a cabeça para montar a linha de frente, em que está desfalcado de Federico Santander e Edgar Benítez. Único com titularidade garantida é Darío Lezcano.

O outro jogo desta quinta-feira colocará frente a frente duas seleções que viveram grandes momentos recentemente, mas estão em baixa. O Equador, que era líder das Eliminatórias até agosto, mas vem de duas derrotas, que o derrubaram para quinto, receberá o Chile, atual bicampeão da Copa América, mas que empatou em casa com a Bolívia e caiu para sétimo. O duelo acontecerá no estádio Olímpico Atahualpa, em Quito.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo