Esporte

AIBA afasta árbitros e juízes que participaram do Rio 2016 para investigação

06/10/2016 15h47

Redação Central, 6 out (EFE).- A Associação Internacional de Boxe (AIBA) decidiu que os 36 árbitros e juízes que trabalharam nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro não participarão de nenhum combate até que seja concluída uma investigação sobre a arbitragem no megaevento, que foi alvo de duras críticas de muitos atletas.

A AIBA, cujas comissões estudaram nesta semana a aplicação de "reformas e um mapa de rota para o ciclo olímpico de Tóquio 2020", destacou que o boxe nos últimos Jogos foi foco de atenção "por razões positivas, mas também, ocasionalmente, por alguns erros", segundo o presidente da entidade, o taiuanês Wu Ching-kuo.

As queixas de alguns pugilistas, que chegaram a dizer que tinham sido roubados após serem eliminados, levaram a AIBA a excluir alguns dos juízes e árbitros que trabalharam no Rio 2016 e a abrir uma investigação.

"Os resultados da investigação, atualmente em desenvolvimento, permitirá que a AIBA tenha segurança sobre as ações que necessita tomar. Enquanto isso, e até que a investigação termine, os 36 juízes e árbitros que participaram dos Jogos não estarão em nenhum evento", informou a associação em comunicado.

A entidade enfatizou que tem a responsabilidade de buscar sempre "a evolução do esporte e de refutar as queixas insustentáveis que mancharam sua reputação".

"O sistema de arbitragem nunca pode ser uma desculpa para pugilistas e treinadores que competem de forma decepcionante no ringue e se comportam de forma inadequada ou fazem comentários à imprensa. Isto será mais controlado no futuro e, se for necessário, serão adotadas medidas disciplinares", acrescentou a AIBA.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo