Esporte

"Estou onde estou graças a Johan Cruyff", ressalta Guardiola

Carl Recine/Reuters
Imagem: Carl Recine/Reuters

Da EFE, em Londres (Inglaterra)

06/10/2016 17h53

Ao comparecer ao lançamento da autobiografia de Johan Cruyff nesta quinta-feira, em Londres, o técnico do Manchester City, Josep Guardiola, se lembrou do mentor e admitiu que foi "graças a ele" que alcançou o atual patamar no futebol.

"Achava que sabia sobre futebol, mas assim que conheci Johan se abriu um novo mundo. Ele que ensinou duas gerações no mundo do futebol a compreender o jogo", comentou o espanhol sobre a importância do astro holandês, que morreu em 24 de março deste ano.

O evento foi realizado em uma livraria no centro de Londres. O lançamento de "Johan Cruyff 14, a autobiografia" também contou com a presença de Jordi, Danny e Susile Cruyff, filho, mulher e filha do ex-jogador holandês.

"Eu estou onde estou graças a ele. Primeiro no Barcelona, como jogador e treinador, depois no Bayern de Munique e agora no Manchester City, tudo por Johan. Sou uma pessoa muito sortuda", disse Guardiola.

"Todos aprendíamos dele. Lembro que nos treinos ele não só comandava e explicava, mas também participava. E era o melhor de todos nós! Foi alguém que mudou duas equipes de futebol, o Ajax e o Barcelona. É impossível encontrar alguém assim", comentou.

Guardiola, que saiu de Manchester para comparecer ao evento, reconheceu que desde pequeno "tinha medo de Johan", já que era uma pessoa muito dura, "que exigia muito".

"Reconheço, eu tinha medo quando era pequeno. Ele era muito duro e exigia muito. Quando me tornei treinador e ele já era avô, era uma pessoa totalmente diferente, alguém que vivia pelos demais", disse Pep entre risos.

De acordo com o técnico espanhol, Cruyff "foi o treinador mais atrevido" que já conheceu, "que farejava o talento".

"Se me perguntarem hoje, não tenho nenhuma dúvida de que continuaremos falando dele. Ele teve uma influência decisiva em duas gerações: jogadores do Ajax e do Barcelona que agora são treinadores. O impacto que ele teve sobre nós não é comparável a nada", ressaltou.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo