Esporte

Japoneses pedem que medalhas de Tóquio 2020 sejam de metal reciclagem

06/10/2016 12h06

Tóquio, 6 out (EFE).- Milhares de japoneses pediram através de uma campanha iniciada por uma associação ambiental do país que as medalhas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020, em Tóquio, sejam feitas de metal reciclado procedente de dispositivos eletrônicos.

Ao todo até hoje, 9.775 pessoas forneceram sua rubrica em um abaixo-assinado criado na plataforma "change.org" em julho, que será remetido ao Comitê Organizador da próxima edição dos Jogos de verão quando tiver 10 mil assinaturas.

O Comitê estuda há meses a opção de usar metais como o aço, o cobre e o alumínio procedentes de eletrodomésticos e objetos metálicos descartados, mas ainda não se pronunciou a respeito.

A medida seria similar à adotada pela organização dos Jogos do Rio, que entregou aos atletas que subiram ao pódio neste ano medalhas feitas parcialmente com metais reciclados procedentes de equipamentos eletrônicos.

Cerca de 1,5 mil medalhas de ouro que serão entregues na capital japonesa daqui a quatro anos poderia ser produzida a partir de aproximadamente 320 mil telefones celulares, segundo estimativas de uma das associações envolvidas na campanha, o Fórum dos Ecomateriais.

Todas as medalhas distribuídas, incluindo as de prata e bronze, podem ser criadas a partir de metal reciclado de objetos como resíduos de filmes de máquinas de raios X, de acordo com o grupo, que procura conscientizar a população sobre a reciclagem de aparelhos de pequeno porte.

Há alguns meses, várias empresas operadoras de negócios de reciclagem autorizadas pelo governo japonês nas Prefeituras de Aomori, Iwate e Akita, no nordeste do país, fizeram uma proposta similar ao comitê de Tóquio 2020.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo