Topo

Mina marca, e Colômbia arranca empate contra o Uruguai pelas Eliminatórias

11/10/2016 19h36

Redação Central, 11 out (EFE).- Com um gol salvador do zagueiro Fernando Mina, do Palmeiras, a Colômbia arrancou um empate por 2 a 2 nesta terça-feira contra o Uruguai, resultado que pode fazer a 'Celeste Olímpica' perder a liderança das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018.

Apoiados pela torcida que lotou o Estádio Metropolitano de Barranquilla, os colombianos, que jogavam sem seu principal jogador, James Rodríguez, abriram o placar aos 14 minutos do primeiro tempo. Luis Muriel cobrou escanteio da direita na cabeça de Abel Aguilar, que se livrou da marcação e subiu livre para balançar a rede.

O Uruguai não demorou a responder. Doze minutos depois, aos 26, Carlos Sánchez cobrou falta na área. Fardi Díaz tentou cortar, mas acabou tocando para trás, deixando Cristian Rodríguez, ex-Grêmio, livre para cabecear firme e empatar a partida.

Decidida a vencer, a Colômbia partiu para cima do adversário e criou uma série de chances para retomar a frente do placar, mas acabou vacilando no setor defensivo e levou a virada na etapa final.

Aos 27 minutos do segundo tempo, Diego Godín fez lançamento da defesa para Cristhian Stuani, que tinha acabado de entrar. O atacante desviou de cabeça para Luis Suárez, que contou com um escorregão do zagueiro Oscar Murillo, para receber livre e tocar rasteiro na saída do goleiro David Ospina.

O Uruguai, porém, não contava com Mina. Aos 38 minutos, Juan Cuadrado cruzou da direita para o zagueiro do Palmeiras, que apareceu como elemento surpresa, subiu mais alto que os adversários e cabeceou firme, sem chances de defesa para o goleiro Fernando Muslera, que apenas olhou.

Com o empate, o Uruguai chega a 20 pontos, segue na liderança das Eliminatórias, mas pode ser ultrapassado ainda hoje pelo Brasil. Se o time comandado por Tite bater a Venezuela em Mérida chegará a 21 pontos, um a mais que a 'Celeste'.

Já a Colômbia foi a 17 pontos e empatou com o Equador na terceira posição do torneio. As duas equipes, porém, perder posições na rodada se a Argentina, quinta colocada com 16, vencer o Paraguai em partida que será disputada em Córdoba.