Topo

Roberto Carlos questiona modelo de desenvolvimento do futebol da China

Roberto Carlos é embaixador do Real Madrid na Ásia - Reprodução/Instagram
Roberto Carlos é embaixador do Real Madrid na Ásia Imagem: Reprodução/Instagram

13/10/2016 12h01

Roberto Carlos, ex-lateral-esquerdo da seleção brasileira, que está na China, representando o Real Madrid em lançamento de projetos no país, fez ressalvas nesta quinta-feira o desenvolvimento do futebol local, que apostou na chegada de muitos estrangeiros.

"É preciso se organizar primeiro. Eles fizeram diferente, de modo contrário, contratando para depois organizar os times. Vamos ver se aprendem, porque qualidade há. O mais importante é que não contratem por contratar", disse o embaixador do clube madrilenho na Ásia.

Para o brasileiro, um país que deseja se desenvolver no mundo do futebol, precisa passar por um longo processo, que passa pela formação de jogadores e aquisação de profissionais experientes.

Para que o futebol chinês cresça um pouco mais, que possa ter esperança de um dia chegar a final de Copa do Mundo, acredito que é preciso ter ótimos jogadores, mas não só isso. É preciso organizar clubes, ter bons técnicos", disse o ex-lateral.

Hoje, Roberto Carlos participou da apresentação de projetos da Fundação Real Madrid na Ásia, entre eles, a primeira escola esportiva parceira, que será aberta na província de Anhui, ainda neste ano.

Além disso, foi divulgado um amplo calendário de clínicas de futebol e basquete, que acontecerão em diversas regiões da China. Até hoje, mais de 2 mil crianças realizaram atividades sob a tutela do clube espanhol no país asiático.