Esporte

COI confirma desclassificação de 6 medalhistas olímpicos em Pequim 2008

26/10/2016 16h24

Redação Central, 26 out (EFE).- O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou nesta quarta-feira a desclassificação de nove atletas, entre eles seis medalhistas, dos Jogos Olímpicos de 2008, disputados em Pequim, por terem sido flagrados em exames antidoping realizados com amostras congeladas.

Entre os nove desclassificados de hoje estão a russa Ekaterina Volkova, bronze nos 3 mil com obstáculos, a ucraniana Olha Korobka, prata no halterofilismo (acima de 75kg), e a bielorrussa Nastassia Novikava, bronze no halterofilismo (até 53 quilos), todas elas pela substância turinabol, e, no caso desta última, também por estanozolol.

Os outros medalhistas de Pequim punidos são o cazaque Taimuraz Tigiyev, prata na luta livre (84 a 96 quilos), o uzbeque Soslan Tigiev, também prata na luta livre (66 a 74 quilos), e o bielorrusso Andrei Rybakou, prata no halterofilismo (até 85 quilos). Os três deram positivo igualmente pela substância turinabol, e este último também por estanozolol.

Todos eles terão de devolver suas medalhas, o pin e o diploma que receberam nos Jogos de 2008. Além disso, as federações internacionais de seus respectivos esportes devem modificar, por ordem do COI, as classificações das provas em que competiram, além de adotar as medidas que considerarem dentro de suas competências.

Além dos medalhistas, foram desclassificados o azeri Sardar Hasanov, que se retirou da prova do halterofilismo até 62 quilos, o cubano Wilfredo Martínez, quinto colocado no salto em distância, e a espanhola Josephine Onyia, eliminada nas semifinais dos 100 metros com barreiras.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo