Esporte

Após punição à seleção, dirigentes da federação boliviana renunciam

01/11/2016 21h14

La Paz, 1 nov (EFE).- O vice-presidente da Federação Boliviana de Futebol (FBF), Marco Peredo, e o tesoureiro da entidade, Cliver Rocha, renunciaram nesta terça-feira após a decisão da Fifa de tirar os pontos obtidos pela seleção do país nos jogos contra Peru e Chile, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, por conta da escalação irregular do volante Nelson Cabrera.

"Não queremos ser cúmplices deste estado de coisas que está acontecendo no futebol, alguns gangsterismos. Por isso, preferimos dar um passo para trás, e todos demos um passo para trás", disse Peredo, que também é presidente da Liga Profissional de Futebol, que cuida da primeira divisão do Campeonato Boliviano.

O dirigente pediu perdão a todos os bolivianos. "Com os jogadores, com comissão técnica, nos desculpamos por este ingrato momento que o futebol boliviano vive. Esperamos que seja o último", declarou.

Peredo e Rocha destacaram que todos os dirigentes do organismo, da liga e da associação que dirige a segunda divisão devem sair para que seja convocado um congresso que permita a refundação do futebol boliviano.

A posição dos dois contrastou com a do presidente da FBF, Rolando López, que disse em entrevista coletiva que não renunciará e enfrentará os problemas da seleção.

"Qual seria meu argumento para renunciar? Aceitar que trapaceamos? Isso nunca aconteceu", garantiu o mandatário da federação, que reconheceu que a perda dos pontos é definitiva e que a Bolívia já tem de pensar na Copa do Mundo de 2022.

Em comunicado emitido nesta terça, a Fifa explicou que Cabrera descumpriu os requisitos de convocação para a seleção e por isso determinou derrotas por 3 a 0 para 'La Verde' nos dois confrontos.

Com isso, a seleção chilena assumiu a quinta posição das Eliminatórias, com 16 pontos, derrubando a Argentina para o sexto lugar, também com 16 e saldo de gols pior. Já os peruanos continuam em sétimo, mas agora têm 11 pontos, enquanto a Bolívia é penúltima, com quatro.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo