Esporte

Procuradoria pede arquivamento de processo contra presidente do Barcelona

REUTERS/Albert Gea
Imagem: REUTERS/Albert Gea

Da EFE, em Madri

08/11/2016 19h49

A Promotoria da Audiência Nacional da Espanha pediu ao juiz José de la Mata o arquivamento do processo contra o presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, no caso sobre a contratação do atacante Neymar pelo clube, segundo informações dadas nesta terça-feira à Agência Efe por fontes ligadas às investigações.

O promotor José Perals fez o pedido um dia depois que o juiz propôs processos contra Neymar, seus pais, Bartomeu e seu antecessor no comando do clube catalão, Sandro Rosell, além do próprio Barça e do Santos.

Na visão da Procuradoria, não há evidência da participação do dirigente na transferência do craque brasileiro, assinada quando o clube era presidido por Rosell. Bartomeu era vice-presidente.

Na segunda-feira, De la Mata afirmou que o atual presidente teve conhecimento e participou de todas as etapas da transferência, o que, de acordo com a Audiência Nacional, "sustenta a existência de crime".

Ou seja, na visão do juiz, Bartomeu participou da decisão de assinar o contrato ilícito ciente de que estavam sendo infringidos os regulamentos da Fifa e contribuindo para manter o Santos e a DIS, fundo de investimento brasileiro, na ignorância absoluta destas operações contratuais.

Apesar dessa resolução, a Procuradoria voltou a pedir o arquivamento do processo. De la Mata já havia arquivado o caso em uma primeiro momento ao não encontrar crime, mas a Sala Penal da Audiência Nacional o fez revogar a decisão e processar os acusados.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo