Esporte

Duelos na parte de cima da tabela movimentam Eliminatórias sul-americanas

09/11/2016 18h11

Redação Central, 9 nov (EFE).- Não só do clássico entre Brasil e Argentina viverá a quinta-feira das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018: os duelos entre Uruguai e Equador e entre Colômbia e Chile prometem tornar a 11ª rodada uma das melhores da classificatória na América do Sul.

Enquanto a seleção brasileira, que soma 21 pontos, defenderá a ponta da tabela no Superclássico das Américas, no Mineirão, a 'Celeste', segunda colocada, tentará evitar a aproximação dos equatorianos, que têm três pontos a menos (20 a 17) e aparecem em terceiro lugar.

O Uruguai carregará certo favoritismo, já que atuará como mandante, condição na qual ainda não foi derrotado nestas Eliminatórias. Já o Equador terá de superar a ausência de nove jogadores para se dar bem no estádio Centenário, em Montevidéu.

A campanha da equipe dirigida por Óscar Tabárez em casa é irretocável. Foram cinco vitórias em cinco jogos, com 14 gols marcados e nenhum sofrido. Além disso, nunca foi derrotada pelo adversário desta quinta na capital, com seis triunfos e três empates.

Tabárez deverá realizar três mudanças em relação ao empate com a Colômbia, na rodada anterior. Maxi Pereira retornará à lateral direita, Stuana substituirá Cristian Rodríguez, machucado, e Rolan será o encarregado de formar dupla de ataque com Luis Suárez, já que Cavani cumprirá suspensão.

No Equador, Gustavo Quinteros não contará com atletas fundamentais, como Antonio Valencia, Enner Valencia e Jefferson Monteiro. Por outro lado, na defesa, Erazo, do Atlético-MG, e Ayoví estarão de volta.

Também dentro da zona de classificação, a Colômbia, quarta colocada, jogará contra o Chile, que aparecem em quinto, posto que leva à repescagem. Separadas por um ponto (17 a 16), as duas seleções medirão forças no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla.

Entre 'Los Cafeteros', a grande novidade é o retorno do atacante Falcao, ausente desde outubro do ano passado. Após superar uma série de lesões, ele vem deixando para trás as passagens apagadas por Manchester United e Chelsea e marcando gols decisivos pelo Monaco, vice-líder do Campeonato Francês.

No grupo de jogadores do treinador José Pekerman, figuram também três velhos conhecidos da torcida brasileira: o zagueiro Mina, do Palmeiras, o atacante Copete, que vem se destacando no Santos e foi convocado pela primeira vez, e o também atacante Borja. O jogador do Nacional de Medellín fez quatro gols nos dois jogos de semifinais contra o São Paulo pela Taça Libertadores, em que seu time foi campeão, e assinalou um "hat-trick" diante do Coritiba nas semifinais da Copa Sul-Americana, da qual é o artilheiro.

No Defensores del Chaco, o Paraguai tentará engatar uma boa sequência depois de ter surpreendido a Argentina em Córdoba. Na sexta colocação, com 15 pontos, o time dirigido pelo ex-lateral Francisco Arce enfrentará a seleção peruana, sexta, com 11, e que almeja um triunfo para não ver as chances de ir ao Mundial da Rússia ficarem ainda menores.

Após o último treino realizado em Lima antes da viagem para Assunção o meia-atacante Christian Cueva, do São Paulo, declarou que não pensa nos maus resultados do Peru como visitante nas Eliminatórias. Já são 12 anos sem vitórias nessas condições.

Na visão do atleta do Tricolor, o técnico argentino Ricardo Gareca tem de montar um time que não se limite a defender e tenha a iniciativa do jogo, mesmo em território inimigo.

Praticamente fora da Copa, Bolívia (4 pontos) e Venezuela (2) se enfrentarão no Estádio Monumental de Maturín, casa da 'Vinotinto'. A equipe visitante não poderá contar com o volante Chumacero, ex-jogador do Sport, nem com o atacante Escobar, com passagens por Santo André e Ponte Preta, entre outros. Os dois estão lesionados.

A situação de 'La Verde' já era complicada, e a equipe ainda perdeu quatro pontos por ter escalado irregularmente o volante Nelson Cabrera contra Peru e Chile.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo