Esporte

Eliminatórias Europeias têm clássico britânico e rodada boa para favoritos

09/11/2016 15h51

Redação Central, 9 nov (EFE).- As seleções consideradas favoritas para se classificarem para a Copa do Mundo de 2018 através das Eliminatórias europeias terão jogos aparentemente favoráveis na quarta rodada, marcada também pelo clássico entre Inglaterra e Escócia e a visita da Suécia a Saint Dennis para encarar a França.

São os confrontos entre ingleses e escoceses e o entre franceses e suecos os mais destacados dos próximos dias, mas também chamam atenção as tentativas de Alemanha, Suíça, Bélgica e Grécia de se manterem com 100% de aproveitamento.

Wembley será sede de mais um capítulo da histórica rivalidade britânica na sexta-feira. O 'English Team' defenderá a liderança do grupo F, com sete pontos, enquanto a seleção visitante ocupa a quarta posição, com quatro.

Apesar dos desfalques de do goleiro Fraser Forster e do lateral Danny Drinkwater, o técnico Gareth Southgate busca um bom resultado para ser efetivado à frente da seleção inglesa. Ele foi posto no cargo interinamente após a demissão de Sam Allardyce.

O time anfitrião conta com o retrospecto favorável, apesar de apertado. Foram 47 vitórias e 41 derrotas nas 112 partidas diante da Escócia, que, no entanto, não vence a rival desde a repescagem para a Eurocopa de 2000, há 17 anos.

Com cinco pontos, Lituânia e Eslováquia são, inicialmente, as ameaças à campeã mundial de 1966 na tentativa de se classificar com a liderança da chave. As duas farão confronto direto em Trnava, enquanto Malta (0 ponto) e Eslovênia (3) medirão forças em Ta'Qali.

O grupo A será o único com partidas em dois dias diferentes. Dividindo a ponta da tabela, com sete pontos cada, França e Suécia se enfrentarão no Stade de France na sexta. Os 'Bleus' deixaram dois pontos para trás no jogo contra a Holanda, enquanto os suecos empataram com Belarus.

A Holanda, aliás, tenta não ficar para trás para evitar um novo fracasso, depois de não ter se classificado para a Eurocopa. Com quatro pontos, a terceira colocada da última Copa é terceira também em sua chave e visitará Luxemburgo, lanterna, no domingo, mesmo dia em que a Bulgária receberá Belarus em Sófia.

Atual campeã, a Alemanha é uma das que têm três vitórias em três partidas. A "quadra" tem tudo para acontecer na sexta-feira, em visita a San Marino. Caso o favoritismo se confirme, o técnico Joachim Löw se tornará o técnico com mais triunfos à frente do 'Nationalelf', com 95. Para isso, será necessário superar a ausência de atletas importantes, como o goleiro Neuer e o meia Kroos.

Com sete pontos, dois a menos que os alemães, o surpreendente Azerbaijão fará confronto direto com a Irlanda do Norte, terceira, com quatro. A partida será realizada em Belfast. Também na sexta, em Praga, Noruega (3 pontos) e República Tcheca (2) farão duelo de seleções em baixa.

Outra equipe 100% é a Suíça, líder do grupo B e que defenderá essa condição no domingo, em Lucerna, contra Ilhas Faroe (4 pontos). Em segundo lugar, Portugal (6), atual campeã continental, contará com Cristiano Ronaldo diante da Letônia (3), em Faro. Já a Hungria (4) tentará impor a Andorra a quarta derrota em quatro rodadas.

As outras duas seleções que levaram a melhor em todos os seus jogos são Bélgica e Grécia, que dividem a liderança do grupo H, com nove pontos. A "ótima geração belga" enfrentará a Estônia em Bruxelas no domingo, enquanto a campeã europeia de 2004 vai encarar a Bósnia em Pireus. No mesmo dia, a chave terá também o duelo entre Gibraltar e Chipre.

Espanha e Itália, que estão no topo do grupo G, com sete pontos cada, protagonizarão mais um capítulo de sua disputa pela classificação direta - dada apenas à primeira colocada, enquanto a segunda terá de encarar a repescagem.

'La Roja', que está na frente pelo saldo de gols, jogará contra a Macedônia em Granada no sábado. Já a 'Azzurra' irá a Vaduz enfrentar Liechtenstein. Albânia e Israel, que somam seis pontos cada e sonham derrubar as seleções mais tradicionais da chave, farão confronto direto em Elbasan.

Liderado por Gareth Bale, o País de Gales, terceiro colocado do grupo D, com cinco pontos, desafiará a líder Sérvia, que tem sete, em Cardiff, no sábado. Entre os dois aparece a Irlanda, que também tem sete e visitará a Áustria (4 pontos). O jogo entre Geórgia (1) e Moldávia (0) completa a rodada.

Polônia e Montenegro, que somam sete pontos cada, põem em jogo a liderança do grupo E jogando fora de casa, contra Romênia e Armênia, respectivamente. A chave terá ainda a Dinamarca recebendo o Cazaquistão.

No grupo I, cujas partidas estão marcadas para sábado, Croácia e Islândia brigam ponto a ponto pelo topo e se enfrentarão em Zagreb. À espreita, Ucrânia (5 pontos) e Turquia (2) jogarão contra Finlândia e Kosovo, respectivamente.



Programação da 4ª rodada das Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2018 (horários de Brasília):.



Sexta-feira.



GRUPO A.

17h45 Saint-Denis França - Suécia.



GRUPO C.

17h45 Belfast Irlanda Norte - Azerbaijão.

17h45 Praga República Tcheca - Noruega.

17h45 Serravalle San Marino - Alemanha.



GRUPO E.

14h00 Yerevan Armênia - Montenegro.

17h45 Bucareste Romênia - Polônia.

17h45 Copenhague Dinamarca - Cazaquistão.



GRUPO F.

17h45 Trnava Eslováquia - Lituânia.

17h45 Ta'Qali Malta - Eslovênia.

17h45 Londres Inglaterra - Escócia.



Sábado.



GRUPO D.

15h00 Viena Áustria - Irlanda.

15h00 Tbilisi Geórgia - Moldávia.

17h45 Cardiff País de Gales - Sérvia.



GRUPO G.

17h45 Granada Espanha - Macedônia.

17h45 Vaduz Liechtenstein - Itália.

17h45 Elbasan Albânia - Israel.



GRUPO I

15h00 Antalya Turquia - Kosovo.

15h00 Zagreb Croácia - Islândia.

17h45 Odessa Ucrânia - Finlândia.



Domingo.



GRUPO A.

15h00 Luxemburgo Luxemburgo - Holanda.

15h00 Sófia Bulgária - Belarus.



GRUPO B.

15h00 Lucerna Suíça - Ilhas Faroe.

15h00 Budapeste Hungria - Andorra.

17h45 Faro Portugal - Letônia.



GRUPO H.

15h00 Nicósia Chipre - Gibraltar.

17h45 Bruxelas Bélgica - Estônia.

17h45 Pireus Grécia - Bósnia.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo