Esporte

Hexagonal final da Concacaf começa com duelo entre EUA e México

10/11/2016 18h37

Columbus (Ohio, EUA), 10 nov (EFE).- O hexagonal final das Eliminatórias da Concacaf para a Copa do Mundo de 2018 terá início nesta sexta-feira, e já na primeira rodada será realizado o principal confronto da América do Norte, Central e Caribe, entre Estados Unidos e México, no Mapfre Stadium, em Columbus (Ohio).

A quinta e última fase da classificatória terá quase todos os mesmos protagonistas da que definiu os representantes da região no Mundial de 2014. EUA, México, Costa Rica, Honduras, que estiveram no Brasil há dois anos, além de Panamá, estão no páreo novamente. A novidade é Trinidad e Tobago, que foi à Copa de 2006 e desta vez ocupa o espaço da Jamaica, eliminada na quarta rodada.

Mais uma vez, os três primeiros colocados terão lugar assegurado na principal competição do futebol, enquanto o dono da quarta posição disputará a repescagem. Mas, ao contrário do que aconteceu nas Eliminatórias anteriores, em que o México encarou a Nova Zelândia, representante da Oceania, desta vez o adversário será o quinto colocado da classificatória da Ásia.

O clássico em Ohio será apenas a primeira de dez partidas que as duas seleções disputarão, mas o técnico dos EUA, Jürgen Klinsmann, considera que o confronto será vital para a caminhada rumo à Rússia. Na visão do ex-atacante alemão, a vitória, além dos três pontos, dará bastante moral para a sequência da trajetória.

Os números estão a favor dos donos da casa, que nunca perderam no Mapfre Stadium. Além disso, vêm de quatro vitórias, todas por 2 a 0, nos jogos contra o México como mandante pelas Eliminatórias. Entretanto, Klinsmann minimizou a importância dessas estatísticas.

"Temos a intenção de continuar com a tradição de vencer em Columbus, mas olhando para o futuro. As partidas contra o México são sempre cheia de emoções, então temos de estar bem preparados em todos os aspectos. Os jogadores precisam mentalizar que não podem perder a concentração e devem cumprir a estratégia estabelecida", declarou o técnico dos EUA.

O último confronto entre as duas equipes não traz boas recordações para os americanos. Em outubro de 2015, no Rose Bowl, o México levou a melhor pelo placar de 3 a 2 e se classificou para a Copa das Confederações do ano que vem.

As únicas ausências serão o zagueiro Geoff Cameron, machucado, e o atacante Clint Dempsey, baixa desde agosto depois de ter sido diagnosticado com uma arritmia cardíaca.

Klinsmann já tem a equipe titular em mente e manterá a base quarta colocada na Copa América Centenário. Do outro lado, porém, a formação inicial de Juan Carlos Osório é uma incógnita por conta de seu tradicional rodízio, lembrado no Brasil por sua passagem pelo São Paulo.

O que o treinador colombiano antecipou é que tem tudo estudado para bater os EUA e derrubar essas sequência de quatro derrotas para o adversário como visitante na classificatória. "Tentar reverter essa estatística é uma oportunidade espetacular", considerou.

Outro fator de motivação para Osorio é pagar a imagem ruim deixada pela participação do México na Copa América. Depois de ter encantado na primeira fase, com vitórias sobre Uruguai e Jamaica, a 'Tri' foi eliminada com uma acachapante derrota para o Chile por 7 a 0.

O primeiro jogo do hexagonal será entre Honduras, eliminada na fase de grupos no Brasil, e o Panamá, que sonha com sua primeira paritipação em Copas. A bola vai rolar às 18h35 (de Brasília) no Estádio Olímpico de São Pedro Sula.

Pouco depois, às 21h (de Brasília), Trinidad e Tobago receberá a Costa Rica, sensação do último Mundial, em que foi derrubada apenas nas quartas de final diante da Holanda nos pênaltis. Duas horas e um minuto depois, terá início a partida em Columbus.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo