Topo

Espanha reage e arranca empate em Wembley; Itália e Alemanha ficam no 0 a 0

15/11/2016 20h26

Redação Central, 15 nov (EFE).- O ano de 2016 terminou com empate para cinco seleções tradicionais nesta terça-feira, dia em que a Espanha reagiu nos últimos minutos do segundo tempo para buscar um 2 a 2 com a Inglaterra em Wembley, Itália e Alemanha ficaram com placar em branco em Milão e a França não conseguiu superar a defesa de Costa do Marfim em Saint-Denis.

Em Londres, diante de uma adversária bastante renovada, a equipe anfitriã saiu na frente com gols de Lallana e Vardy e teve tudo para fechar 2016 com um bom resultado, mas Iago Aspas e Isco evitaram a derrota de 'La Roja' na última data Fifa do ano.

O histórico do confronto entre a vencedora da Copa de 1966 e a campeã de 2010 é razoavelmente equilibrado, com 12 triunfos e nove derrotas do 'English Team' em 25 partidas. Em Wembley, porém, o domínio era todo dos donos da casa, que têm sete vitórias e apenas uma derrota.

A sina espanhola de ser derrubada no mítico estádio londrino parecia que seria mantida. Logo aos oito minutos de bola rolando, Lallana esticou, Vardy driblou o goleiro Reina e sofreu pênalti. O próprio Lallana foi para a cobrança e fez 1 a 0.

A Espanha contou apenas com um campeão europeu de 2008, David Silva, e três campeões mundiais de 2010, o próprio meia, além Busquets e Mata. Com tamanha renovação e desfalques importantes, principalmente os de Iniesta e Diego Costa, o time treinado por Julen Lopetegui pouco criou.

O domínio inglês continuou no primeiro tempo, mas a rede só voltou a balançar na etapa final, logo aos três minutos. Henderson levantou da direita e, de peixinho, Vardy completou para o gol.

A Inglaterra recuou e passou a contra-atacar, enquanto a Espanha ficava cada vez mais com a bola, mas não conseguiu finalizar com perigo. Na resposta dos visitantes, aos dez, David Silva chutou, o goleiro Heaton rebateu e, na dividida, Iago Aspas bateu para fora.

Nos instantes finais, aos 46, Morata tocou para o próprio Aspas, que deixou Stones na saudade e arrematou com precisão para descontar. E ainda houve tempo para o empate, ocorrido aos 50, quando Carvajal cruzou da direita, Isco matou no peito e chutou para deixar tudo igual.

Já no estádio de San Siro, em Milão, a pouca inspiração dos atacantes e a segurança dos goleiros mantiveram o 0 a 0 até o apito final. No confronto entre tetracampeãs mundiais, os goleiros Buffon e Donnarumma, pela Itália, e Leno, defendendo a Alemanha, trabalharam bem quando foram exigidos, o que não aconteceu com tanta frequência assim.

No melhor lance de toda a primeira etapa, aos 31 minutos, Gündogan tocou para Müller, recebeu de volta e, de primeira, exigiu grande defesa de Buffon.

No segundo tempo, o clássico foi melhor, mas o placar permaneceu zerado. A rede até balançou, aos 17 minutos, quando Kimmich superou Donnarumma em cabeceio, mas o volante alemão foi flagrado em posição irregular.

Já a 'Azzurra' mandou uma na trave, aos 36 minutos, com Belotti, que foi acionado por Bernadeschi, ganhou da marcação na área e não guardou por centímetros.

Sem Griezmann, machucado, a França teve amplo domínio na posse de bola, com 67%, mas não saiu do 0 a 0 com Costa do Marfim no Stade de France. O principal problema da atual vice-campeã europeia foi a pontaria, já que apenas três de suas dez finalizações foram no alvo. Todas foram defendidas pelo goleiro Gbohouo.

Apenas cinco dias depois de ter sido surpreendida pelo Catar, para quem perdeu por 2 a 1, a Rússia se recuperou e venceu a Romênia por 1 a 0 nesta terça. O único gol do duelo na Akhmat Arena foi marcado por Ozdoev, aos 48 minutos do segundo tempo.

Croácia e Suécia fecharam a temporada com vitórias fora de casa, sobre a Irlanda do Norte por 3 a 0 e diante da Hungria por 2 a 0, respectivamente. Já a Ucrânia fez 3 a 0 sobre a Sérvia em Kharkiv, e a República Tcheca recebeu a Dinamarca em Mladá Boleslav para um duelo que terminou empatado em 1 a 1.



Confira os resultados dos principais amistosos desta terça-feira:.



Rússia 1 - Romênia 0.

Malta 0 - Islândia 2.

Hungria 0 - Suécia 2.

Ucrânia 2 - Sérvia 0.

República Tcheca 1 - Dinamarca 1.

Áustria 0 - Eslováquia 0.

Itália 0 - Alemanha 0.

Irlanda do Norte 0 - Croácia 3.

Inglaterra 2 - Espanha 2.

França 0 - Costa do Marfim 0.