Esporte

Árbitros terão auxílio por vídeo no "Final Four" da Copa da Liga de Portugal

25/11/2016 15h59

Lisboa, 25 nov (EFE).- O presidente da Liga de Portugal, Carlos Proença, confirmou nesta sexta-feira que os árbitros que apitarão o "final four" da Copa da Liga, que será disputado entre 25 e 29 de janeiro, terão a ajuda de vídeo, uma tecnologia que ainda está sendo testada em jogos de futebol.

Dois auxiliares estarão em uma sala do estádio acompanhando a partida por vídeos e terão contato direto com o juiz da partida. Caso haja um lance polêmico, eles analisarão as imagens o mais rápido possível para que o juiz em campo tome a decisão adequada.

A novidade, por enquanto, ainda está sendo testada. A primeira vez em que ela foi utilizada em uma partida oficial internacional ocorreu em setembro, durante amistoso entre Itália e França.

O recurso já foi decisivo, já que informou ao árbitro da partida sobre algumas das jogadas polêmicas registradas ao longo do duelo.

Por enquanto, a International Board, órgão que avalia mudanças nas regras do futebol, determinou um prazo de dois anos para a implementação do uso do vídeo para os árbitros. Nove países participarão da fase de testes: Portugal, Austrália, Brasil, Alemanha, Itália, Holanda, EUA, Bélgica e França.

O objetivo da tecnologia é que os auxiliares possam ajudar o árbitro em uma margem de tempo de poucos segundos quando ocorram jogadas que influenciem no resultado final da partida, tais como gols irregulares, pênaltis e cartões vermelhos.

Por enquanto, a modalidade que será testada na Copa da Liga de Portugal será a do "vídeo offline", ou seja, quando o recurso não tem repercussão direta sobre o que ocorre em campo, diferentemente do teste feito no amistoso entre Itália e França.

Em Portugal, a tecnologia de auxílio de vídeo aos árbitros estreou em agosto no estádio de futebol de Aveiro, durante a partida da Supercopa disputada entre Benfica e Braga.

Após dois anos de testes, a International Board tomará a decisão de implantar a tecnologia ou não. Por isso, o recurso pode ser usado na Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo