Esporte

CAS rejeita recurso de Blatter e o mantém suspenso por 6 anos do futebol

05/12/2016 12h43

Redação Central, 5 dez (EFE).- A Corte Arbitral do Esporte (CAS) rejeitou nesta segunda-feira o recurso apresentado pelo suíço Joseph Blatter, ex-presidente da Fifa, contra a suspensão de seis anos que recebeu, por descumprimento do Código de Ética da entidade.

Com isso, fica confirmada a decisão tomada em 16 de fevereiro deste ano, que inabilitou o dirigente de se envolver em qualquer atividade relacionada ao futebol, a partir de 8 de outubro de 2015, além de cobrar o pagamento de multa de 50 mil francos suíços (R$ 171,5 mil).

Em audiência, os integrantes da CAS apontaram que Blatter solicitou a anulação da pena, não sua redução, o que não foi considerado proporcional, diante da acusação.

O suíço descumpriu o Código de Ética da Fifa por causa de pagamento de 2 milhões de francos suíços (R$ 6,9 milhões)) feito em 2011, sob a alegação de ser uma remuneração por trabalho executado uma década antes pelo ex-presidente da Uefa, o francês Michel Platini.

Blatter, que comandava a Fifa desde 1998, renunciou a função em junho do ano passado, como decorrência do escândalo chamado "Fifagate". Pouco depois, em outubro, recebeu punição temporária de 90 dias sem poder realizar atividade relacionada ao futebol, que, em seguida, foi aumentada para oito anos.

O Comitê de Apelação, em fevereiro, reduziu a suspensão para os seis anos confirmados hoje pela CAS.

"O Painel entendeu que o contrato de emprego estabelecido entre Platini e Fifa, em 1999, anulou qualquer acordo oral assinado por Blatter e Platini em 1998, que determinou tarde o pagamento por seus trabalhos na Fifa 1 milhão (de francos suíços) por ano", apontou a Corte, em comunicado.

O grupo que avaliou o caso, e ouviu as partes em 26 de agosto deste ano, foi formado pelo juiz holandês Manfred Nan, que atuou como presidente, pelo suíço Patrick Lafranchi e o canadense Andrew de Lotbinière McDougall.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo