Topo

Esporte

México terá campeonato feminino a partir de 2017

05/12/2016 22h35

Cidade do México, 5 dez (EFE).- O primeiro torneio feminino de futebol do México começará em abril de 2017 com uma competição de mata-mata como preliminar ao Campeonato Mexicano, que será iniciado em setembro do mesmo ano.

A iniciativa anunciada nesta segunda-feira por Enrique Bonilla, presidente da Liga MX, que organiza o Campeonato Mexicano, pretende elevar o nível de competitividade das jogadoras e fortalecer uma liga para que dela possam surgir "as futuras estrelas.

Bonilla também destacou a iniciativa tomada pela Federação Mexicana (Femexfut) para criar a liga, que receberá os recursos atualmente usados para "concentrar jogadoras" de seleção, além dos orçamentos das equipes.

A liga será disputada com equipes da categoria sub-23, sem estrangeiras. Por regulamento, cada time deverá ter quatro integrantes sub-17 e poderá dispor de dois reforços sem restrições de idade, explicou Bonilla.

A primeira competição será o torneio de Copa que será realizado entre abril e maio de 2017. A liga se tornará regular a partir do Apertura 2017, de setembro a dezembro desse ano, com o Clausura marcado para entre fevereiro e março de 2018.

O futebol feminino no México não tinha uma competição oficial até então. As jogadoras que defendiam a seleção precisavam emigrar para disputar campeonatos nos Estados Unidos, na Europa ou ficar no país para competir em nível amador.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte