Esporte

Isinbayeva presidirá comitê de controle da Agência Antidoping Russa

07/12/2016 14h07

Moscou, 7 dez (EFE).- A recordista mundial de salto com vara, Yelena Isinbayeva, foi escolhida hoje presidente do comitê de controle da Agência Antidoping Russa (Rusada), que foi suspensa por conivência com o uso de substâncias proibidas.

Em uma tentativa de garantir sua independência, a Rusada será financiada a partir de agora diretamente pelo Estado e integrará unicamente aos comitês olímpico e paralímpico russo.

Isinbayeva foi escolhida para o cargo dois dias antes das eleições à presidência da Federação Russa de Atletismo (FRA), posto que a multicampeã, que se aposentou neste ano, também deseja ocupar.

A bicampeã olímpica decidiu encerrar a carreira depois que a Federação Internacional de Atletismo (IAAF) a impediu, junto com toda a equipe russa do esporte, de competir nos Jogos Olímpicos devido a uma série de escândalos de doping.

O esporte russo tenta melhorar sua imagem com nomeações de ex-atletas para cargos de importância, como é o caso do campeão olímpico de esgrima Pavel Kolobkov, designado recentemente ministro de Esportes, substituindo o criticado Vitaly Mutko.

Sobre esse assunto, na semana passada, o Conselho Diretor da IAAF decidiu manter a suspensão da FRA, embora seus atletas possam competir em provas individuais caso se submetam a controles de doping independentes.

O presidente da federação internacional, o britânico Sebastian Coe, confirmou que a Rússia não poderá participar do Campeonato Europeu em pista coberta, marcado para fevereiro, em Belgrado.

"Um das condições fundamentais que ainda não foi cumprida é demonstrar que a IAAF e a Rusada poderão realizar seu programa de controles sem interferências externas", afirmou o presidente da comissão de acompanhamento da Rússia, Rune Andersen.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo