Esporte

RSF repudia ordem judicial que proíbe divulgação de dados do "Football Leaks"

07/12/2016 17h48

Paris, 7 dez (EFE).- A ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) repudiou nesta quarta-feira a ordem de um juiz espanhol de proibir 12 veículos de imprensa europeus de publicarem informações sobre vazamentos revelados pelo "Football Leaks" sobre a situação fiscal de jogadores profissionais, entre eles Cristiano Ronaldo.

Em comunicado, Pauline Adès-Mével, porta-voz da entidade, declarou que a "RSF expressa apoio ao consórcio de jornais que revelou o caso e se mostra contra uma decisão que atenta gravemente contra a liberdade de informar".

O juiz de instrução número 2 de Madri, Arturo Zamarriego, decretou a medida cautelar de impedir a publicação de dados pessoais, fiscais e financeiros obtidos de forma ilícita e que podem afetar a investigação em andamento.

Os veículos de imprensa que fazem parte do consórcio de jornalistas European Investigative Collaborations (EIC) incluem "Mediapart", da França, "Der Spiegel", da Alemanha e "El Mundo", da Espanha.

Nos últimos dias, estes veículos informaram sobre a suposta evasão fiscal de Cristiano Ronaldo e do técnico português José Mourinho, entre outros, denúncias refutadas pela Gestifute, a empresa do agente Jorge Mendes, que apresentou documentos da Agência Tributária espanhola.

"O direito à informação deve estar protegido e toda iniciativa com o objetivo de privar os cidadãos do acesso à informação deve ser condenado", lembrou Adès-Mével.

A ordem de Zamarriego exige "a paralisação de publicação, impressa ou digital, de informação confidencial de aspecto pessoal, financeiro, fiscal ou de índole legal, dos clientes da entidade Senn Ferrero", empresa de assessoramento a cargo da representação dos jogadores envolvidos no escândalo.

O juiz espanhol anunciou que contempla solicitar a cooperação judicial europeia para aplicar as medidas de proibição de publicação em todos os Estados-membros do bloco.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo