Topo

Universidad Católica deve conquistar título do Apertura chileno nesta quinta

07/12/2016 15h31

Santiago do Chile, 7 dez (EFE).- A Universidad Católica tem tudo para conquistar nesta quinta-feira o título do Torneio Apertura do Campeonato Chileno, em que mesmo a derrota para o Deportes Temuco, fora de casa, pela 15ª e última rodada do torneio, não deverá impedir que a torcida solte o grito de campeão.

O time de Santiago, que já conquistou o Clausura no primeiro semestre, lidera de maneira isolada, com 28 pontos. Matematicamente, se empatar, não há nada que o Deportes Iquique, vice-líder, possa fazer para levantar a taça no fim.

A missão do segundo na tabela da competição é quase impossível, já que será preciso bater o Audax Italiano, em que também atuará na condição de visitante, torcer por derrota da Católica e ainda tirar uma grande diferença no saldo.

O primeiro colocado da competição tem uma diferença de gols anotados e sofridos de 17, enquanto o vice-líder tem cinco. Assim sendo, o Iquique precisaria vencer por 7 a 0, por exemplo, enquanto o rival teria que ser derrotado por 6 a 0.

A Universidad Católica, independente do resultado desta última rodada, já tem vaga garantida na fase de grupos da Taça Libertadores, por causa do título do Apertura. Com isso, o vice do Clausura é que será o segundo representante do país.

Atualmente, depois do Deportes Iquique, que tem 25 pontos, aparecem o Unión Española, que receberá o San Luis e tem 24 pontos, e o O'Higgins, que jogará em seus domínios com o Santiago Wanderers e tem 23.

Os outros grandes do futebol chileno se despedem do ano sem título no nacional. O Colo Colo, atualmente em sétimo, encarará nesta quita-feira o Palestino, fora de casa. A equipe ainda pode ir à Libertadores por estar na final da Copa Chile, em que pegará o Everton.

O Universidad do Chile, por sua vez, está no oitavo posto, pega o Huachipato, na sexta-feira. A equipe luta apenas para se classificar para a edição de 2017 da Copa Sul-Americana.



Programação da 15ª rodada do Torneio Apertura do Campeonato Chileno:.



Quinta-feira:.

Palestino - Colo Colo.

Audax Italiano - Deportes Iquique.

O'Higgins - Santiago Wanderers.

Deportes Temuco - Universidad Católica.

Unión Española - San Luis.

Sexta-feira.

Cobresal - Universidad de Concepción.

Universidad do Chile - Huachipato.

Sábado.

Everton - Antofagasta.