Topo

Wada questiona nomeação de Isinbayeva à Agência Antidoping da Rússia

REUTERS/Maxim Shemetov
Imagem: REUTERS/Maxim Shemetov

08/12/2016 14h41

Redação Central, 8 dez (EFE).- A Agência Mundial Antidoping (Wada) questionou a nomeação de Yelena Isinbayeva como presidente do Comitê de Controle da Agência Antidoping da Rússia (Rusada) e afirmou que deveria ter sido consultada sobre a escolha.

Na opinião da Wada, a decisão quebrou um acordo firmado em novembro pelo qual a Rússia deve consultar o órgão sobre nomeações ou decisões importantes antes de elas serem anunciadas.

"Repassamos nossas preocupações diretamente às autoridades russas para afirmar que podemos estabelecer uma organização antidoping cumpridora do código e que possa suportar o escrutínio internacional", afirmou a Wada em comunicado.

Isinbayeva, recordista mundial do salto com vara, foi escolhida ontem como presidente do Comitê de Controle da Rusada, agência que foi suspensa por conivência com o doping.

A escolha ocorreu dois dias antes das eleições para a presidência da Federação Russa de Atletismo, cargo que ela própria aspira depois de se aposentar do atletismo quando a Federação Internacional de Atletismo (IAAF) impediu a equipe russa de participar dos Jogos Olímpicos de 2016 pelos casos de doping no país.