Esporte

Presidente da Wada diz que informações do relatário McLaren são "alarmantes"

09/12/2016 13h02

Redação Central, 9 dez (EFE).- O britânico Craig Reedie, presidente da Agência Mundial Antidoping (Wada), apontou como alarmante a informação divulgada nesta sexta-feira, na segunda parte do relatório McLaren, que mais de 1.000 atletas estão envolvidos com doping.

A entidade começará a enviar ainda hoje os nomes de cada um dos citados no documento - que, até o momento, estavam ocultos sob um código alfanumérico - para as federações internacionais, ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e ao Comitê Paralímpico, que revisarão os relatórios e avaliarão se serão necessárias mais investigações.

"Mais uma vez, a Wada agradece a Richard McLaren e sua equipe, pelo longo e árduo esforço, que reconfirma a manipulação institucionalizada e o encobrimento nos exames de doping na Rússia", afirmou Reedie, por meio de comunicado.

"O relatório mostra o alcance da subersão. É alarmante ler que podem ser identificados 1.000 atletas russos que estiveram envolvidos ou se beneficiaram de manipulações para esconder resultados positivos", completou o dirigente.

Reedie ainda garantiu que, em 2017, o trabalho de investigação da Wada será fortalecido, em parte, graças ao lançamento de um programa de delatores, que acontecerá em janeiro.

A Agência Mundial Antidoping destaca que o relatório McLaren assegura que as provas apresentadas se baseiam "fatos irrefutáveis", que terão "valor imediato" para federações e comitês olímpicos. A entidade ainda aponta que a investigação da equipe contará com um resumo de provas de cada atleta.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo