Topo

Uefa define Lyon como sede da final da Liga Europa de 2017/2018

09/12/2016 17h24

Redação Central, 9 dez (EFE).- O Comitê Executivo da Uefa aprovou nesta sexta-feira a cidade de Lyon, na França, como sede da final da edição 2017/2018 da Liga Europa, além da mudanças nas faixas de horários das partidas da Liga dos Campeões, a partir de 2018/2019.

Os dois anúncios foram apenas alguns dos realizados hoje, em Nyon, na Suíça, após encontro que ainda aprovou a forma de acesso às competições continentais de clubes, o coeficiente das equipes e a distribuição dos lucros, também para daqui duas temporadas.

O Parc Olympique Lyonnais será palco da final da Liga Europa em meados de 2018. Esta será a primeira decisão continental no estádio que pertence ao Lyon, que recebeu uma semifinal da Eurocopa neste ano, em que Portugal venceu País de Gales por 2 a 0.

Esta será a primeira vez que a França sediará a disputa do título da Liga Europa, desde que a competição ganhou este nome, na temporada 2009/2010.

Além disso, foi anunciada a divisão dos jogos de cada dia da Liga dos Campeões da Europa em duas faixas, ao invés de uma, como acontece atualmente. A primeira, com duas partidas, acontecerá duas horas antes da segunda, que terá seis duelos acontecendo simultaneamente.

Além disso, foi definido que as 55 federações nacionais filiadas à Uefa participarão da Liga dos Campeões e Liga Europa, o que representa a presença de equipes de Kosovo nos dois torneios, o que não aconteceu nesta temporada.

O Comitê ainda determinou que todos os campeões nacionais eliminados nas fases preliminares da 'Champions' terão direito de seguir disputando a competição secundária do continente, com confrontos entre eles.

Já o novo coeficiente de clubes, utilizado, entre outras coisas, para definir potes de duelos e chaves nos torneios, deixarão de ter 20% de "colaboração" do coeficiente das federações nacionais. O número utilizado levará em conta as cinco temporadas anteriores, sem contar com bonificações para títulos anteriores.

Para a distribuição financeira dos lucros aos clubes haverá diferença, com contabilização das dez temporadas anteriores, além dos bônus pela conquista de competições, 12 pela Liga dos Campeões dos últimos cinco anos, oito pelos obtidos a partir de 1992/1993, e quatro pelos mais longínquos, por exemplo.

Além da final da Liga Europa de 2018, também foram definidas as sedes dos Campeonatos Europeus sub-21 e sub-19 de 2019, que acontecerão em Itália e Armênia, respectivamente. O sub-19 de 2020 será na Irlanda do Norte.

Os Europeus sub-17 de 2019 e 2020, respectivamente, acontecerão na Irlanda e Estônia. Enquanto isso, o Europeu de Futsal de 2017 acontecerá em Almaty, no Cazaquistão.