Esporte

Com todos de olho no vídeo, Real Madrid e Kashima Antlers decidem Mundial

17/12/2016 14h46

Yokohama (Japão), 17 dez (EFE).- O Real Madrid encarará neste domingo o surpreendente Kashima Antlers, na final do Campeonato Mundial de Clubes, que está sendo disputado no Japão, na condição de amplo favorito, tendo ainda o retorno do zagueiro espanhol Sergio Ramos, que, cada vez mais, se consolida como herói da equipe.

Os 'Blancos', que já conquistaram a competição em 2014, chegaram à decisão com a vitória sobre o América, do México, por 2 a 0. A partida ficou marcada por mais uma polêmica sobre a utilização do recurso de vídeo pela arbitragem, mas também pelo primeiro gol do atacante português Cristiano Ronaldo na história do torneio.

Por outro lado, o representante do país anfitrião, que teve que começar a disputa de fase preliminar, passando pelo Auckland City, da Nova Zelândia (2 a 1), avançou nas quartas batendo o Mamelodi Sundowns (2 a 0) e, na sequência, despachou o Atlético Nacional, da Colômbia, por 3 a 0.

A partida envolvendo o campeão japonês e o da Taça Libertadores também foi marcada por confusão, a partir da consulta das imagens, no lance que resultou em pênalti para o Kashima, convertido em gol que abriu o caminho da vitória sobre o time de Medellín.

Para este domingo, o árbitro que será responsável por comandar a equipe de análise de vídeo, de acordo com escala inicial divulgada pela Fifa, será o gambiano Bakary Gassama. Ele será o responsável por informar o zambiano Janny Sikazwe, primeiro árbitro do jogo, auxiliado pelo angolano Jerson dos Santos e o queniano Marwa Range.

Nas escalações, a grande novidade será a presença de Sergio Ramos no Real Madrid. O defensor ficou fora da semifinal por causa de uma sobrecarga muscular e foi confirmado na véspera da decisão pelo comandante da equipe, o francês Zinedine Zidane.

Segurança na retaguarda, o espanhol se transformou em uma espécie de salvador do time 'blanco', como na final da Liga dos Campeões da Europa, em 2014, quando empatou jogo com o Atlético de Madrid, levando o confronto para prorrogação. Recentemente, o zagueiro marcou no empate com o Barcelona e na vitória sobre o Deportivo La Coruña, em jogos pelo Campeonato Espanhol.

Com o retorno de Ramos, o jovem Nacho Fernández retorna ao banco de reservas. O lateral-esquerdo Marcelo e o volante Casemiro estão praticamente garantidos entre os titulares, assim como Lucas Vázquez, que seguirá no time, como substituto do galês Gareth Bale.

No Kashima Antlers, o técnico Masatada Ishii dificilmente fará mudanças na equipe que começou o duelo com o Atlético Nacional, o que significa manter o atacante Mu Kanazaki, principal jogador do elenco, entre os suplentes.

O japonês, que se recuperou recentemente de lesão e vem de briga com o treinador do campeão japonês, entrou no decorrer das três partidas disputadas neste Mundial. Caso seja lançado no começo da final, o atacante Shuhei Akasaki seria o favorável para ficar no banco.

Neste domingo, o Kashima já fará história, por ser o primeiro japonês na final da competição. Caso faça o improvável e supere o Real Madrid, será o primeiro clube fora de América do Sul e Europa a erguer o troféu, em 12 edições realizadas.

Até hoje, apenas dois times de fora do "eixo" conseguiram ir à decisão, o TP Mazembe, da República Democrática do Congo, derrotado pela Inter de Milão, em 2010, nos Emirados Árabes Unidos, e o Raja Casablanca, que jogando no Marrocos, foi vice em 2013, perdendo para o Bayern de Munique na decisão.



Prováveis escalações:.

Kashima Antlers: Sogahata; Shoji, Yamamoto, Nishi e Ueda; Nagaki, Shibasaki, Nakamura e Endo; Doi e Akasaki. Técnico: Masatada Ishii.

Real Madrid: Navas; Carvajal, Ramos, Varane e Marcelo; Casemiro, Kroos e Modric; Vázquez, Cristiano Ronaldo e Benzema. Técnico: Zinedine Zidane.

Árbitro: Janny Sikazwe (Zâmbia), auxiliado por Jerson dos Santos (Angola) e Marwa Range (Quênua).

Estádio Internacional de Yokohama (Japão).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo