Esporte

Fifa rebate críticas à Copa com 48 times e quer melhorar Mundial de Clubes

Michael Buholzer/AFP
Imagem: Michael Buholzer/AFP

17/12/2016 07h30

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, voltou a defender neste sábado a proposta de realizar uma Copa do Mundo com 48 seleções, após receber críticas especialmente das federações europeias, e afirmou que esse formato só teria "aspectos positivos".

"É normal que tenhamos diferentes respostas dos diferentes grupos", afirmou o dirigente em entrevista coletiva realizada no Estádio Internacional de Yokohama, palco da decisão do Mundial de Clubes da Fifa amanhã, entre Real Madrid e Kashima Antlers.

"Somos a Fifa e temos que levar em consideração a opinião dos europeus, mas também das federações e dos clubes do resto do mundo", destacou Infantino.

Clubes e técnicos da Europa criticaram a proposta do presidente da Fifa ao considerar que ela rebaixaria o nível técnico da Copa do Mundo, além de ampliar o calendário, prejudicando a condição física dos jogadores.

"O formato de 48 equipes não requer mais partidas por torneio. Cada equipe que chegasse à final jogaria sete (partidas) no máximo, como agora. Também não precisamos mais dias, seriam 32, como agora, nem de estádio: usaríamos 12", explicou.

"Só teríamos aspectos positivos, já que 48 países participariam do maior torneio do mundo e fariam a promoção do futebol", completou.

Sobre uma possível mudança no formato do Mundial de Clubes, ampliando-o das sete equipes atuais para 16, Infantino disse que é sempre preciso ter a "ambição de melhorar as coisas".

"Achamos que ter o Mundial de Clubes espremido no meio do calendário faria com que ele perdesse impacto. Não podemos esquecer que o futebol já não é mais uma coisa da Europa e da América Latina. Por enquanto, o atual formato vai permanecer, mas, se pudermos melhorá-lo, seria estupendo", concluiu.

Quer receber notícias do seu time de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Esporte

Topo