Esporte

Inglaterra, Bélgica, Turquia e Escócia terão bola rolando no fim de ano

23/12/2016 18h20

Redação Central, 23 dez (EFE).- Os campeonatos nacionais de Inglaterra, Bélgica, Turquia e Escócia manterão a atividade competitiva habitual na Europa no fim de ano, enquanto as outras grandes ligas do Velho Continente já estão de recesso.

Os grandes torneios terminaram suas atividades de 2016 e voltarão nos primeiros dias de 2017. No entanto, especialmente esses quatro países, mantêm em grande parte seu funcionamento.

O fato de que desta vez o Natal e o Ano Novo tenham caído no fim de semana aumenta o caráter de normalidade das partidas nesses países, principalmente na Turquia, onde haverá jogo inclusive no dia 25, próximo domingo.

A Inglaterra não diminui a intensidade de seu torneio. Ao contrário, aproveita o período de férias para que o futebol seja uma das principais atividades de lazer com as quais a população pode contar.

O tradicional 'boxing day' é um dos dias mais esperados da temporada. As partidas são disputadas no dia 26, quando na idade antiga as classes nobres entregavam caixas com presentes ou comida a seus empregados, mas agora o nome se remete, ao menos no Reino unido, à prática esportiva.

Ao todo, oito das dez partidas da 18ª rodada da 'Premier League' serão disputadas na próxima segunda-feira, entre elas a do líder Chelsea contra o Bournemouth e do terceiro colocado, o Manchester City, diante do Hull City. Um dia depois, o Liverpool, vice-líder, receberá o Stoke City.

A 19ª rodada, última do primeiro turno, será realizada no último dia do ano, mas será fechada em 1º de janeiro, com dois confrontos.

Na Escócia, a bola não rola no dia 26. No entanto, o nobre dia 24, este sábado, terá as duas principais equipes do país em ação. O Celtic visitará o Hamilton, enquanto o Rangers jogará contra o Inverness em Glasgow.

Serão três rodadas em uma semana. A 20ª ocorrerá em 27 e 28 de dezembro, enquanto a 21ª está marcada para os dois últimos dias de 2016. Depois, porém, o torneio passará por um mês de recesso, voltando a ser realizado em 27 de janeiro.

A Bélgica também foge da folga nesses últimos dias do ano e também tem bola rolando em meio a papais noeis e ceias de Natal. Na elite, que teve jogo nesta quinta, a 21ª rodada será completada na segunda e terça-feira que vem.

Depois, o campeonato ficará parado até o dia 20 de janeiro. Nos dias 17 e 18, acontecerão as semifinais da Copa da Bélgica, com os duelos entre Oostend e Genk e entre Zulte-Waregem e Eupen, respectivamente.

A Turquia, por sua vez, entra totalmente no Natal para completar a 16ª rodada do campeonato nacional, a última de 2016. Dois jogos, entre eles o do Besiktas, acontecerão amanhã, na noite de 24 de dezembro. Ainda acontecerão cinco partidas no domingo e duas na segunda-feira.

Depois disso, a próxima semana será dedicada à Copa da Turquia, enquanto a chamada 'Superliga' só terá jogadores em campo novamente no dia 15 de janeiro.

O restantes dos principais campeonato europeus já iniciaram as férias natalinas. Na Espanha, por exemplo, o ano foi fechado com os jogos de volta da fase de 16 avos de final da Copa do Rei e abrirá 2017 com a ida das oitavos, em 3, 4 e 5 de janeiro. O Campeonato Espanhol terá sua primeira partida do próximo ano no dia 6.

A Alemanha reduziu o recesso de inverno em relação a outras temporadas. Desta vez, a paralisação foi programada para acontecer de 21 de dezembro a 20 de janeiro.

A França teve jogo até a última quarta e agora fica sem futebol até o dia 8, data marcada para as partidas de ida dos 32 avos de final da Copa. O Campeonato Francês fica parado até o dia 14.

Já na Itália, a bola rolou até o dia de hoje, com a vitória do Milan sobre a Juventus nos pênaltis na Supercopa. O Campeonato Italiano terá jogo em 7 e 8 de janeiro, mesmos dias da próxima rodada do Campeonato Português. Na Holanda, a 'Eredivisie' está em recesso até o dia 13.

Como costuma acontecer, Rússia e Ucrânia, donas dos dois campeonatos mais destacados do leste europeu, precisam de mais tempo de paralisação devido ao inverno rigoroso. O Campeonato Russo para de 5 de dezembro a 3 de março, e o Ucraniano, de 12 de dezembro a 25 de fevereiro.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo