Topo

IAAF atualiza requisitos para russos competirem como atletas neutros

03/01/2017 17h49

Redação Central, 3 jan (EFE).- A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) informou nesta terça-feira que enviou à federação russa (RUSaF) os requisitos atualizados que devem ser cumpridos pelos atletas do país que desejarem solicitar a inscrição para participar de competições internacionais como neutros em 2017.

A federação russa continua suspensa como membro da IAAF até que cumpra com os critérios da IAAF estabelecidos em 2015, por isso nenhum atleta russo pode competir pelo país em provas internacionais.

Um desses critérios exige que os atletas interessados "provem que não estão diretamente implicados de modo algum, com pleno conhecimento ou não, com o fracasso da federação nacional para adequar seus sistemas com a proteção ou promoção dos atletas limpos".

Além disso, e entre outras diretrizes, os atletas interessados devem demonstrar que não estão vinculados com treinadores, médicos e outras pessoas envolvidas em infrações dos regulamentos antidoping.

Sebastian Coe, presidente da IAAF, explicou em comunicado de imprensa que a organização "segue em busca de caminhos paralelos e sistemas críveis e independentes para que os atletas russos tenham alternativas para voltarem a competir enquanto seguem trabalhando com a RusAF para a sua reinserção".