Topo

Uefa aprova ampliação da Copa do Mundo de 32 para 48 seleções

10/01/2017 15h54

Redação Central, 10 jan (EFE).- A Uefa divulgou comunicado nesta terça-feira apoiando a ampliação da Copa do Mundo de 32 para 48 seleções, a partir de 2026, e ainda destacou a decisão de adiar a divisão das vagas entre as confederações continentais.

"Durante a reunião do Conselho da Fifa, em Zurique, ficou claro que todas as confederações eram favoráveis a ampliação, como resultado disso, a Uefa decidiu apoiar o novo formato da competição", diz a entidade.

A entidade europeia ainda elogia a manutenção da disputa em 32 dias, como acontece no formato atual, o que "não aumentará a carga dos jogadores" e garantirão os interesses dos clubes.

Hoje, por unanimidade, o Conselho da Fifa decidiu ampliar de 32 para 48 o número de seleções que participarão da Copa do Mundo a partir de 2026. Serão serão 16 grupos com três integrantes, com os dois primeiros avançando de fase, que já será disputada em sistema eliminatório.

Mais cedo, a Associação Europeia de Clubes (ECA, na sigla em inglês) divulgou nota de repúdio contra a decisão. De acordo com a ECA, a proposta foi aprovada em clima de "alta pressão política", o que teria feito com que dirigentes desprezassem os critérios esportivos na hora de avaliar a mudança.

"Não compreendemos os benefícios de mudar o formato atual com 32, que ficou provado como a fórmula perfeita por todas as perspectivas", diz o texto divulgado pelo órgão, que é liderado pelo executivo-chefe do Bayern de Munique, Karl-Heinz Rummenigge.