Esporte

Ídolo do futebol egípcio é incluído em lista de terroristas

18/01/2017 16h22

Cairo, 18 jan (EFE).- Um tribunal penal do Cairo incluiu o ídolo do futebol egípcio Mohammed Aboutrika na lista de terroristas do país, acusado de apoiar a Irmandade Muçulmana, segundo informações fornecidas à Agência Efe nesta quarta-feira por uma fonte das forças de segurança locais.

Convocado para a seleção do país 102 vezes e bicampeão africano (2006 e 2008), o ex-jogador já foi eleito o melhor do continente nas competições de clubes em 2008 e comparado a Zinedine Zidane pelo estilo de jogo.

Segundo o jornal "Al-Ahram", o advogado de Aboutrika, Mohammed Osman, disse que apelará contra a sentença emitida pelo tribunal na última quinta-feira.

Ao ser incluído na relação, que tem 1.502 pessoas, o ex-meia fica proibido de viajar para o exterior e obrigado a estar disponível o tempo todo para prestar depoimento às autoridades quando for requerido.

O Comitê para o Inventariado e a Gestão de Fundos e Bens da Irmandade Muçulmana, que é estatal, congelou os ativos do jogador em 2015 por uma suposta participação no financiamento do grupo, declarado terrorista em 2013. No entanto, a justiça suspendeu essa decisão em junho do ano passado.

O comitê pediu à Procuradoria para acusar o ex-jogador de financiar a Irmandade Muçulmana através de uma empresa de turismo da qual é sócio junto a um dirigente do grupo islâmico, Anis al-Qadi.

Em maio passado, Aboutrika negou que pretenda sair do país para fugir da justiça. O ídolo do futebol egípcio, que se aposentou em 2013, já manifestou publicamente apoio ao clã e inclusive financiou a campanha do ex-presidente Mohammed Mursi, eleito em 2012 e deposto no ano seguinte, quando foi preso.

Além do ex-atleta, foram incluídos na lista de terroristas o famoso homem de negócios Safuan Zabet e uma empregada doméstica de Mursi.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo