Esporte

Zverev se cansa, e Nadal vence de virada em Melbourne; Serena também avança

21/01/2017 13h32

(Atualiza com os últimos resultados do dia).

Melbourne, 21 jan (EFE).- Com paciência, usando sua experiência e esgotando o adversário, o espanhol Rafael Nadal se classificou para as oitavas de final do Aberto da Austrália neste sábado ao vencer o alemão Alexander Zverev e cinco sets, enquanto a americana Serena Williams teve maior facilidade na chave feminina e passou pela compatriota Nicole Gibbs em parciais diretas.

Apesar de já ser um "trintão", Nadal chegou à parte final da partida na Rod Laver Arena mais inteiro que 'Sascha', de apenas de 19 anos, e levou a melhor por 3 a 2, com parciais de 4-6, 6-3, 6-7(5), 6-3 e 6-2, em 4h05min.

A força proveniente de 1m98 de altura, o saque firme e o backhand "seco" do integrante da chamada 'NextGen' deram trabalho ao campeão do Aberto da Austrália de 2009, mas o espanhol, nono cabeça de chave, resistiu e fez valer seu melhor físico para avançar e esperar pelo francês Gael Monfils, sexto favorito, que derrotou o também alemão Philipp Kohlschreiber em sets diretos, com 6-3, 7-6(1) e 6-4.

Número 3 do mundo, o canadense Milos Raonic também está entre os 16 melhores em Melbourne. O vice-campeão de Wimbledon em 2016 encarou o francês Gilles Simon, algoz do brasileiro Rogério Dutra Silva na fase anterior, e venceu por 3 a 1, com 6-2, 7-6(5), 3-6 e 6-3.

O próximo adversário de Raonic será Roberto Bautista Agut, que superou David Ferrer em duelo de espanhóis com um triunfo também por 3 a 1. As parciais foram de 7-5, 6-7(6), 7-6(3) e 6-4.

Outro integrante do top 10 que se colocou nas oitavas foi o austríaco Dominic Thiem, que bateu o também francês Benoit Paire por 3 a 1, com parciais de 6-1, 4-6, 6-4 e 6-4 e agora vai encarar o belga David Goffin. O 13º favorito passou pelo 20º, o croata Ivo Karlovic, que deu adeus em Melbourne com nada menos que 119 aces encaixados.

Carrasco do sérvio Novak Djokovic, que defendia o título, o uzbeque Denis Istomin voltou a levar a melhor em uma batalha de cinco sets, agora contra o espanhol Pablo Carreño-Busta.

Essa já é a melhor campanha do número 117 do mundo em um Grand Slam, junto às de Wimbledon em 2012 e US Open de 2013. Na tentativa de dar mais uma passo à frente, Istomin jogará contra Grigor Dimitrov, que passou fácil pelo francês Richard Gasquet. O búlgaro fez 6-3, 6-2 e 6-4 em 2h02min.

Nas duplas masculinas, os dois brasileiros que entraram em quadra venceram. Marcelo Melo, que em 2017 iniciou uma parceria com o polonês Lukasz Kubot, ganhou do americano Nicholas Monroe e do neozelandês Artem Sitak e nas oitavas reverá o antigo companheiro, o croata Ivan Dodig, que agora atua com o espanhol Marcelo Granollers.

Já Marcelo Demoliner e o também neozelandês Marcus Daniell derrubaram a dupla cabeça de chave número 6, formada pelo sul-africano Raven Klaasen e o americano Rajeev Ram, vice-campeões das Finais da ATP, e terão pela frente os australianos Sam Groth e Chris Guccione.

Hexacampeã do torneio, Serena Williams derrotou Gibbs com fáceis 6-1 e 6-3 e medirá forças com a tcheca Barbora Strycova, algoz da francesa Caroline Garcia.

A grande surpresa do dia entre as mulheres foi a queda da eslovaca Dominika Cibulkova, quinta cabeça de chave e atual campeã das Finais da WTA, que perdeu para a russa Ekaterina Makarova. Já a britânica Johanna Konta, número 9 do mundo, superou a dinamarquesa Caroline Wozniacki, ex-líder do ranking e atualmente em 20º lugar.

Quem escapou da zebra foi a tcheca Karolina Pliskova, sexta favorita, que bateu a jovem letã Jelena Ostapenko. A tenista de 19 anos sacou duas vezes para vencer, mas sentiu a pressão e foi derrotada por 2 a 1, com 4-6, 6-0 e 10-8.

A próxima adversária de Pliskova será a australiana Daria Gavrilova, que fez a alegria do público local ao vencer a suíça Timea Bacsinszky.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo