Topo

Felipão diz que recusou Europa e que Neymar será melhor do mundo em 2 anos

Xinhua/Liu Dawei
Imagem: Xinhua/Liu Dawei

Da EFE

Em Lisboa (Portugal)

23/01/2017 10h14

Felipão está bem distante do futebol brasileiro. Treinando o Guangzhou Evergrande, da China, o ex-treinador da seleção brasileira concedeu uma entrevista à agência de notícias EFE, na qual afirmou que teve propostas para voltar a trabalhar na Europa, citou o melhor jogador do mundo que já treinou e ainda fez uma previsão sobre Neymar.

Com contrato renovado no futebol chinês, Felipão teve a oportunidade de deixar o país, conforme ele mesmo confirmou. “Eu tive proposta para voltar para a Europa, para um clube espanhol”, contou à agência de notícias. O time citado é o Valencia.

Felipão ainda foi questionado qual foi o melhor jogador que já treinou: Ronaldo ou Neymar. Mas acabou discordando das opções. “Eu ficaria com Rivaldo, Ronaldo e Ronaldinho. Todos que tem ‘R’. Ou outro com ‘R’ também: Roberto Carlos”, brincou.

A clássica pergunta sobre quem é o melhor jogador do mundo também foi uma das que Felipão teve que responder. “Eu diria que Cristiano Ronaldo e Messi sempre disputam com muita proximidade o título de melhor. Mas daqui dois anos eu colocaria o Neymar no mesmo nível e possivelmente vai destronar um deles, porque Neymar também é um dos fenômenos com quem trabalhei”, previu.

O brasileiro também apontou a diferença entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. “Eles têm características bem diferentes. Ronaldo é o melhor, porque ele se faz ser o melhor. Treina e se dedica de forma diferente. Messi não. Messi é simplicidade, é um gênio puro. Ronaldo é uma situação que ele mesmo se impõe, Messi não se obriga a isso”, analisou.

Passagem pelo Chelsea e orgulho ferido: 

"Fui ferido em meu orgulho porque acreditava que, se continuasse com meu trabalho tal como sou e da forma como trabalho há 35 anos, tudo daria certo", declarou Felipão.

"Saí do Chelsea com um trabalho que era razoavelmente bom, classificado na Champions, na Copa da Inglaterra e em terceiro no campeonato inglês, mas o trabalho não evoluía como eu queria pelo fato de que não existiu uma boa relação com dois ou três jogadores", relembrou.
 

Confira a entrevista completa: 


Agência Efe: Você treinou fenômenos como Cristiano Ronaldo, Neymar... Com quem você ficaria?

Felipão: Ficaria com Rivaldo, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho... Tudo com "R". O que tiver "R". Roberto Carlos também (risos).

Efe: Cristiano Ronaldo é o melhor jogador do mundo?

Felipão: Eu diria que Cristiano Ronaldo e Messi disputam sempre, palmo a palmo, o título de melhor do mundo, mas daqui a dois anos eu colocaria Neymar nesse nível e possivelmente já começando a destronar um dos dois, porque Neymar também é um dos fenômenos com os quais trabalhei.

Efe: Neymar ainda vai conquistar a Bola de Ouro?

Felipão: Sim, acredito sim, mas ainda não vai ser neste próximo ano.

Efe: Em sua equipe dos sonhos Cristiano Ronaldo e Messi estariam escalados?

Felipão: Depende. Eles têm características totalmente diferentes. Cristiano Ronaldo é o melhor jogador do mundo porque ele se faz o melhor do mundo, ele se constitui como melhor do mundo, ele treina para isso e se dedica a isso de uma forma diferente à de qualquer jogador. Messi não, Messi é a simplicidade de jogar futebol, é o gênio puro. Ronaldo é uma situação que ele se impõe; Messi, acredito que não se impõe.

Efe: O que você acha do Brasil de hoje, o de Tite?

Felipão: Bom. O Brasil de hoje, o Brasil de Tite jogou muito bem, tem identidade com o técnico, tem identidade com o público e com o país, e é uma seleção que tem que ser respeitada dessa maneira.

Efe: Em nível de treinadores, de quem você gosta, Zidane, Guardiola, Mourinho...?

Felipão: Zidane está começando, é preciso esperar. Ele tem currículo como jogador, foi espetacular, e está fazendo um grande trabalho. Alguns já têm o trabalho feito, como Mourinho, Guardiola, Ancelotti e Del Bosque. Aliás, é uma pessoa de quem gosto muito, é um amigo.

Efe: Qual você prefere, o estilo de Guardiola ou o de Mourinho?

Felipão: Depende dos jogadores que estiverem à disposição. Com um técnico, há jogadores que crescem, e com outro, embora tenha grande conhecimento, não dá muito certo. Depende dos jogadores que se tem para poder aplicar seu método de treino, mas hoje não existe só um método. E, se você for inteligente, usa o método mais perfeito para as condições do clube em que você estiver.

Efe: E se você tivesse que escolher entre treinar Real Madrid e Barça?

Felipão: Vejo o jogo do Real Madrid diferente do jogo do Barça. O Barcelona com Luis Enrique continua fazendo um futebol cadenciado, bem jogado. Mudou nos últimos dois anos com Suárez, Messi e Neymar. O Real Madrid mudou com Zidane, tem outra forma de jogo. Neste momento, se fosse convidado para alguma dessas equipes, penso que o Real Madrid se assemelharia mais a meu estilo que o Barcelona.

Efe: O que você acha da seleção de Portugal atual?

Felipão: Portugal finalmente é campeão. Eu não consegui ser campeão com Portugal, perdemos o último jogo em casa. Fernando (Santos) foi campeão com Portugal na França, foi espetacular. Eu vivi essa conquista porque assisti à partida. Gostei muito. Fernando é uma pessoa muito simpática, muito boa. Mereceu. Ronaldo fez um trabalho de recuperação física que nenhum jogador faria para estar em condições na Eurocopa, e na final, mesmo assim saiu lesionado.

Efe: Que título você gostaria de conquistar?

Felipão:
Agora, no final da carreira, quero continuar fazendo o papel de bom técnico, que deixa legado em seus clubes, que deixa um caminho a ser seguido pelos jogadores, pelas equipes.

Efe: Agora, sobre a China. Não é um pouco loucura essas contratações multimilionárias?

Felipão: "Não é que seja uma loucura, é uma questão de procedimento do governo e dos clubes. Eles entendem que devem desenvolver o futebol para a população, e aí vêm as contratações bombásticas. Mas já estão fazendo alguns ajustes no futebol na China que, nos próximos dez ou 15 anos, será uma das grandes potências.

Efe: Estão sendo feitas algumas contratações de estrangeiros, e falou-se da possibilidade de Pepe ira para sua equipe, o Guangzhou Evergrande.

Felipão: Minha equipe tem grandes jogadores, temos quatro estrangeiros. Agora com as mudanças da Federação, só pode haver três estrangeiros em um jogo. Os asiáticos, por exemplo coreanos ou japoneses, são considerados estrangeiros. Tenho quatro estrangeiros, três brasileiros e um colombiano, e tenho dois coreanos. Tenho seis jogadores, só três podem jogar. Temos de tirar três e não podemos comprar mais.

Efe: Mas se houvesse possibilidades, Pepe seria uma opção?

Felipão: "É um grande jogador. Quando estive na seleção de Portugal foi uma das indicações minhas à Federação e recebeu a cidadania portuguesa. Mas insisto, minha equipe não pretende contratar nenhum estrangeiro, os que tenho são os melhores estrangeiros da Ásia, pelo menos em resultados, portanto não preciso de ninguém.