Esporte

Federer quebra tabu, vence Nadal em jogo épico e leva Aberto da Austrália

29/01/2017 10h32

Melbourne 29 jan (EFE).- O suíço Roger Federer conquistou neste domingo seu quinto título do Aberto da Austrália, o 18º Grand Slam de sua carreira, ao vencer em uma final épica o espanhol Rafael Nadal, por 3 sets a 2 (6-4, 3-6, 6-1, 3-6 e 6-3).

No quarto duelo entre estes dois jogadores no primeiro Grand Slam da temporada, Federer desencantou e ganhou pela primeira vez em território australiano de Nadal, seu carrasco na final de 2009, e nas semifinais de 2012 e 2014, em uma partida de três horas e 36 minutos.

O suíço também rompeu um incômodo tabu, uma vez que não ganhava de Nadal em partidas de Grand Slam há quase dez anos, desde a final de Wimbledon de 2007.

A partida foi intensa, tensa e incerta até o final, já que Nadal esteve muito perto da vitória, pois, após quebrar o serviço de seu rival no primeiro game do quinto set, dispôs de uma vantagem de 3-1 e inclusive uma oportunidade para marcar o 4-2 com seu saque, mas Federer conseguiu reverter a situação.

Nadal salvou cinco bolas no oitavo game, no qual houve uma fabuloso troca de 26 golpes, mas Federer quebrou seu serviço e acabou ganhando os cinco últimos cinco games, com um final novelesco, já que foi preciso recorrer ao vídeo para saber se o 20 ace de Federer era válido e para finalmente triunfar em Melbourne, após sete anos.

Com este triunfo, Federer voltará nesta segunda-feira ao top ten do ranking da ATP, justamente na décima posição, enquanto Nadal ocupará o sexto lugar.

O quinto Aberto da Austrália é o 61º torneio em quadra rápida no histórico de títulos de Federer, e o 89º de seu currículo.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo