Topo

Lars Lagerback é apresentado como novo técnico da seleção norueguesa

01/02/2017 10h45

Redação Central, 1 fev (EFE).- O sueco Lars Lagerback, que já comandou a seleção do país natal e, mais recentemente a Islândia, foi apresentado nesta quarta-feira como novo comandante da Noruega, que luta por vaga na Copa do Mundo de 2018.

O veterano chega para substituir o norueguês Per-Mathias Hogmo, que pediu demissão em novembro do ano passado, após três anos e meio a frente da equipe nacional, devido aos resultados ruins nas Eliminatórias europeias para a competição que será disputada na Rússia.

A Noruega é apenas a quinta e penúltima colocada do grupo C do torneio, com três pontos, quatro pontos atrás da Irlanda do Norte, vice-líder, que hoje disputaria vaga no Mundial na repescagem. A Alemanha está na ponta da chave, com 100% de aproveitamento após quatro rodadas.

Lagerback estreará no comando da seleção norueguesa, justamente, contra os norte-irlandeses, fora de casa, no dia 26 de março.

Técnico desde 1977, quando assumiu o modesto Kilafors, da Suécia, em 1998, assumiu como auxiliar de Tommy Soderberg na seleção do país natal, sendo promovido dois anos depois a co-treinador, junto com o antigo "chefe".

Em 2002, a dupla conseguiu fazer os suecos liderarem o "grupo da morte" da Copa do Mundo, que ainda tinha Argentina, Inglaterra e Nigéria, não evitando, no entanto, a eliminação para Senegal, na fase seguinte. Pouco depois, em 2004, passou a comandar a equipe nacional sozinho, seguindo na função até 2009.

Na Copa do Mundo de 2010, comandou a Nigéria, em emprego que manteve só por cinco meses, em contrato curto. No ano seguinte, assumiu a Islândia, em mais um caso de compartilhamento de função, dessa vez com Heimir Hallgrimsson.

Os dois levaram o país às quartas de final da Eurocopa, em campanha história, na primeira grande competição disputada pela seleção do país nórdico.