Topo

'Rei de Copas', Egito bate Burkina Fasso e é 1º finalista da CAN

Da EFE

01/02/2017 21h54

Maior vencedor da história da Copa Africana de Nações, com sete títulos, o Egito venceu Burkina Fasso nos pênaltis nesta quarta-feira na cidade gabonesa de Libreville, se classificou para a final e ficou a uma vitória de conquistar mais uma taça. No tempo regulamentar, as duas equipes empataram em 1 a 1.

O herói da classificação dos 'Faraós' para a decisão, marcada para o próximo domingo, também em Libreville, foi o goleiro El Hedary, de 45 anos, que assumiu a titularidade sob contestações e se tornou talismã.

O experiente arqueiro, que já deu a volta olímpica na CAN quatro vezes, começou a campanha no banco, à sombra de El Shenawy, considerado seu sucessor. No entanto, o atleta do Zamalak se machucou ainda na estreia e deu lugar ao veterano, que permaneceu sem sofrer gols por 433 minutos.

O primeiro gol do jogo foi do Egito, com Salah, que aproveitou o passe dentro da área e fez 1 a 0, aos 21 minutos do segundo tempo. Logo depois, aos 28, porém, Kaboré levantou e Bancé deixou tudo igual, encerrando a série invicta de El Hedary.

A igualdade prevaleceu no restante do tempo normal e durante a prorrogação, e o primeiro finalista foi definido nos pênaltis. Koffi, o goleiro burquinense, pegou a primeira cobrança da equipe heptacampeã, feita por Said, mas foi de herói a vilão ao desperdiçar o quarto chute de seu time.

Quem brilhou então foi El Hedary, que pegou a tentativa de Koffi e também a de Bertrand Traoré, colocando os 'Faraós' novamente na decisão, em que jogarão contra Camarões ou Gana.

A seleção do Egito é dirigida pelo argentino Héctor Cúper, muito lembrado pelas desavenças com Ronaldo quando dirigiu a Inter de Milão. Ele pode se tornar o segundo sul-americano a faturar a CAN, seguindo os passos do brasileiro Otto Glória, que comandou a Nigéria na conquista em casa em 1980.