Topo

Esporte

Campeão mundial, ex-capitão da seleção sul-africana morre aos 45 anos

06/02/2017 13h20

Johanesburgo, 6 fev (EFE).- O ex-capitão da seleção sul-africana de rúgbi, Joost van der Westhuizen, campeão mundial em 1995, morreu nesta segunda-feira, seis anos depois de ser diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA).

A fundação que o ex-atleta criou foi responsável por divulgar o falecimento, confirmado também pelo Blue Bulls, de Pretória, clube que Van der Westhuizen defendeu entre 1993 e 2003.

"Morreu em casa, rodeado por seus entes queridos", divulgou a fundação J9, em referência ao apelido do jogador nos tempos em que atuava.

O scrum-half da seleção sul-africana fez parte do elenco que conquistou título mundial em casa, em 1995, em história que foi retratada no filme "Invictus", de 2009, estrelado por Morgan Freeman e Matt Damon.

No sábado, Van der Westhuizen foi encaminhado para a emergência de um hospital da África do Sul, em estado crítico. A morte foi registrada hoje, pouco depois de meio-dia (hora local).

"Se há uma coisa que podemos aprender com ele é a paixão pela vida. Isso, nunca esqueceremos", afirmou Barend van Graan, diretor-geral dos Blue Bulls.

Nos últimos anos, Van der Westhizen, que chegou a ser recordista em jogos pelos 'Springboks' - marca que manteve até 2007 -, se locomovia por meio de cadeira de rodas e respirava por aparelhos. Ainda assim, não deixou de fazer aparições públicas e virou símbolo na luta contra a ELA.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte