Esporte

IAAF mantém suspensão, e Rússia ficará fora do Mundial de Atletismo

06/02/2017 18h56

Redação Central, 6 fev (EFE).- A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) informou nesta segunda-feira que o grupo de trabalho independente recomendou que a entidade nacional russa deve seguir suspensa por doping, por ainda não estar pronta para ser readmitida.

Com a orientação, os atletas do país não poderão disputar o Campeonato Mundial de Atletismo, em Londres, entre 4 e 13 de agosto, conforme anunciou o britânico Sebastian Coe, presidente da entidade internacional, em entrevista coletiva.

Rune Andersen, presidente da comissão de acompanhamento dos requisitos para a reabilitação da Rússia, apresentou relatório sobre a situação russa e a possibilidade de reinserção do país, para o Conselho da IAAF, em Cap d'Ail, na França.

O representante da entidade reconheceu "avanços positivos" dos russos, ao relatar encontro que teve com o presidente da federação de atletismo do país, Dmitry Shlyakhtin, entre outras autoridades do país, mas aponta que foram detectados "alguns eventos negativos".

Andersen chegou a citar "comentários pouco úteis feitos recentemente por alguns responsáveis pelo esporte russo", entre os problemas identificados.

Além disso, a IAAF entende que a federçaão nacional segue encontrando dificuldades práticas e legais para conseguir cumprir as suspensões provisórias por doping e seguem fazendo poucos exames em atletas nsa competições no país.

A federação russa está suspensa desde novembro de 2015 por causa de um sistema de doping sistematizado e patrocinado pelo Estado, relatado no relatório McLaren. Por causa disso, os atletas do país ficaram fora dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Além do Mundial, em agosto, os russos não poderão ser inscritos no Campeonato Europeu de pista coberta, em Belgrado, na Sérvia, neste ano.

A IAAF, no entanto, seguirá autorizando os atletas para competir sem bandeira, caso sejam submetidos a exames antidoping independentes, em situações que serão avaliadas individualmente.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo